O comentarista Bob Ballard foi afastado da rádio RMC, do Reino Unido, após falas sexistas contra a tenista italiana Sara Erran nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
As palavras sexistas, seguidas de risadas, foram ditas por Bob Ballard durante a partida de duplas entre as francesas Caroline Garcia e Diane Parry e as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini, nessa terça-feira (30/7). A dupla da Itália saiu vencedora do confronto.
“À esquerda está Sara Errani, que é a chefe, ela faz tudo: lava os talheres, cozinha, limpa o chão”, disse Bob Ballard na transmissão da rádio RMC, do grupo Eurosport.
“O comentarista Bob Ballard fez um comentário inadequado. Ele foi afastado da nossa equipe de comentaristas imediatamente”, disse a Eurosport.
“Estas palavras inaceitáveis não correspondem nem aos valores do esporte nem aos da RMC. Nós as condenamos e serão sancionadas”, disse a direção da rede, sem especificar a natureza das sanções.
“Lembramos que palavras sexistas e misóginas não têm lugar em uma competição internacional”, escreveram o Sindicato dos Jornalistas Esportivos da França (UJSF) e a Associação Francesa de Mulheres Jornalistas Esportivas (FJS), em um comunicado conjunto nesta quarta-feira (31/7).
As duas associações de jornalistas também elogiaram “a decisão dos responsáveis pela Eurosport no Reino Unido de suspender um comentarista por palavras sexistas”.
“Sou uma grande defensor do esporte feminino. Sentirei muita falta da equipe Eurosport e desejo a ela tudo de melhor para o resto das Olimpíadas. Nenhum outro comentário será emitido. Obrigado”, disse Ballard, em comunicado.
Reincidência em comentários misóginos
No último sábado (27/7), Bob Ballard também teve falas misóginas durante a transmissão de uma prova de natação feminina em Paris.
“Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como são as mulheres. Elas estão esperando o tempo passar, se maquiando”, declarou o comentarista.