TÊNIS

Rio Open: aos 17 anos, João Fonseca bate número 36 do mundo e vai às lágrimas

Promessa do tênis brasileiro, João Fonseca aplicou pneu em Arthur Fils no primeiro set e fechou o jogo em 1h25min
Foto do autor
Compartilhe

Promessa do tênis brasileiro, o jovem João Fonseca, de apenas 17 anos, estreou no Rio Open 2024 com vitória arrasadora sobre o francês Arthur Fils, número 36 no ranking da ATP, nesta quarta-feira (21/2). A partida no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, durou 1h25min.

No set inicial, Fonseca quebrou três vezes o serviço de Fils e aplicou um ‘pneu’, vencendo os seis games da parcial de forma contundente. Ele se tornou o primeiro brasileiro a ganhar um set por 6/0 na chave de simples do Rio Open.

Fils evitou a quebra de saque no primeiro game do segundo set, mas Fonseca pressionou o francês em até conseguir o break no sétimo game. Ao sacar em 5/4, João chamou o apoio da torcida e fechou o jogo em 6/4 no segundo match point.

Salto no ranking da ATP

O triunfo histórico fará o brasileiro saltar mais de 200 posições no ranking: de 655º para 437º. A ascensão será maior caso ele vença o duelo das oitavas de final. João Fonseca ainda assegurou US$ 30.715 (R$ 151 mil) em prize money.

Fonseca vai às lágrimas

Depois da partida, em entrevista ao SporTV, o jovem não conteve as lágrimas em meio aos aplausos do público brasileiro. Ele entrou no ATP 500 do Rio de Janeiro a partir de um convite da organização do torneio.

https://twitter.com/CentralBhaddad/status/1760414660254114153

“Quero agradecer aos meus pais e à minha família por sempre acreditar em mim e me levar para esse esporte maravilhoso. Tenho que agradecer aos meus amigos e a essa plateia maravilhosa. Hoje é um dia muito especial para mim. Primeira vitória num torneio tão grande da ATP jogando em casa. Estou muito feliz!”.

João já havia participado do Rio Open em 2023. Na ocasião, ele tinha 16 anos e perdeu para Alex Molcan, da Eslováquia, por 2 sets a 0 (6/0 e 6/3). Em 2024, mostrou competência para aplicar resultado semelhante em cima de um top 40.

“No ano passado, eu era muito imaturo ainda. Melhorei muito nisso, entrei em quadra mais focado, mais intenso, bem mais preparado. Fiz as rotinas muito bem por meses, isso é consequência de todo o trabalho”.

Próximo adversário

O adversário de Fonseca nas oitavas de final será o chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open em 2020. O confronto ocorre nesta quinta-feira (22), em horário a ser definido.

A classificação do tenista de 17 anos garante quatro brasileiros nas oitavas de final do maior torneio da América do Sul pela primeira vez, com João se juntando a Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Thiago Wild.

Carreira de João Fonseca

Nascido no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 2006, João Fonseca ocupa atualmente a segunda posição no ranking mundial juvenil de tênis, abaixo apenas do austríaco Joel Schwaerzler. Em 2023, o brasileiro obteve grandes resultados em sua categoria: conquistou o US Open e disputou as quartas de final na Austrália, em Wimbledon e Roland Garros.

Fonseca já foi apontado por Gustavo Kuerten, principal nome do tênis brasileiro, como um dos mais promissores da nova geração. O carioca é conhecido pela intensidade com a raquete – tem estilo de jogo agressivo e possui o forehand (batida com a mão dominante) como um dos principais pontos fortes.

Habilidoso e muito técnico, João Fonseca ainda domina todos os atributos importantes para um tenista: tem bom backhand (batida com a mão contrária), bom saque e também vai bem nos voleios.

Compartilhe