TÊNIS

Tênis: João Fonseca é confirmado no Rio Open 2026; veja datas

Número 43 do mundo e número um do Brasil, João Fonseca disputará o Rio Open 2026, previsto para ocorrer em fevereiro

Compartilhe
google-news-logo

Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis está garantido no Rio Open apresentado pela Claro. João Fonseca retorna pela quarta vez ao torneio em que fez a estreia como profissional e é o segundo nome confirmado na 12ª edição do ATP 500, que ocorre entre 14 e 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Atual número 43 do mundo e número um do Brasil, Fonseca é destaque da geração e o mais jovem tenista dentro do top 100. Aos 18 anos, o carioca conquistou o primeiro título de ATP em Buenos Aires, no início deste ano, tornando-se o mais jovem brasileiro a conquistar um título na Era Aberta da ATP e o sul-americano mais jovem desde Perez-Roldan em 1987. Outros títulos de Fonseca incluem o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington.

“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP… Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira” disse o carioca.

A carreira de João Fonseca

Disputando o segundo ano como profissional – e o primeiro nos torneios de elite da ATP -, João competiu nos quatro Grand Slams do ano e venceu partidas em todos: passou o qualifying no Australian Open e derrotou o número 9 do mundo Andrey Rublev na estreia na chave principal; fez terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon; e segunda rodada no US Open.

Ligado ao Rio Open desde a infância, João se tornou um fã definitivo de tênis no torneio. O brasileiro esteve com a família para assistir aos jogos logo na primeira edição, em 2014, quando viu nomes como Rafael Nadal de perto, e frequentou todos os anos seguintes. Em 2022, João foi sparring oficial do torneio, treinando na edição que recebeu nomes como Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini, e em 2023 recebeu um convite da organização para disputar a chave principal do ATP 500, estreando em um ATP, em casa.

No ano seguinte, em 2024, João chamou a atenção definitiva do mundo com a campanha no Rio Open. Foi no Jockey Club Brasileiro que o brasileiro venceu o primeiro jogo em chave principal de ATP e foi até às quartas de final, superando Arthur Fils e Cristian Garin no caminho. A significou virada de chave no caminho e se tornou crucial na decisão de migrar para o circuito profissional – deixando o tênis universitário. Em 2025, Fonseca retornou pela terceira vez ao torneio após a conquista em Buenos Aires e, agora, se prepara para continuar a caminhada em mais uma edição do maior torneio de tênis da América do Sul.

“A história do João se mistura com a do Rio Open — ele iniciou a carreira aqui e nos acompanha desde a primeira edição. É raro um jogador ter a oportunidade de disputar um ATP 500 praticamente no quintal de casa. Vivemos um momento especial e gratificante com o João impulsionando ainda mais o esporte em uma fase de ascensão tanto do Rio Open quanto do tênis no país”, afirmou Luiz Carvalho, diretor do torneio.

Segundo confirmado no Rio Open

João Fonseca se junta ao já confirmado Lorenzo Musetti, top 10 do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, no Rio Open 2026. Mais confirmações no line-up de 2026 e informações de pré-venda e venda geral de ingressos serão dadas em breve nos canais oficiais do Rio Open.

Sobre o Rio Open

O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínios de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS, Alubar, B3, Star+, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo, e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá espumante e vinho oficiais do Rio Open, e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países por meio da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Compartilhe
google-news-logo