As declarações de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, sobre a Copa do Mundo Feminina de 2027, geraram fortes reações. Entre as críticas mais contundentes está a do técnico Jonas Urias, comandante do time feminino do Cruzeiro, que reforçou o crescimento do futebol feminino e lamentou a postura retrógrada do dirigente.
Jonas Urias, que integra o grupo de especialistas do Women’s Football Development Programmes da FIFA, participou recentemente de um workshop internacional sobre o desenvolvimento do futebol feminino. O treinador celeste aproveitou para destacar a importância de acompanhar as mudanças globais e criticou a mentalidade de quem resiste a essas transformações.
“Essas pessoas que ainda pensam dessa maneira, estão pensando contra a tendência da Fifa. Você está nadando na contramão do que a Fifa está determinada a cumprir, então daqui pouco pare e pense quem vai estar para trás. Se vai ser a tendência mundial do futebol ou se vão ser as mentalidades dessas pessoas”, disparou o técnico do Cruzeiro.
O comandante das Cabulosas também alertou para as consequências de se ignorar a evolução do futebol feminino, apontando que a resistência às mudanças pode deixar essas pessoas ultrapassadas: “Então, reforço. Quem não captar essa mensagem e remar na mesma ideia, em pouco tempo vai ser, provavelmente, vai perceber que você está obsoleto, que você parou no tempo”.
Jonas Urias chegou ao Cruzeiro em 2023 e rapidamente deixou sua marca, levando as Cabulosas à conquista do Campeonato Mineiro contra o Atlético. Antes de assumir o time celeste, Urias também teve passagens relevantes pelas categorias de base da Seleção Brasileira feminina e pelo time profissional do Sport.