O Cruzeiro anunciou na tarde desta terça-feira (16/12) a contratação de Adenor Bachi, o Tite. A Raposa assinou vínculo de uma temporada com o técnico.
Aos 64 anos, o treinador gaúcho assume pela primeira vez a Raposa. Ele estava em pausa para cuidar de questões de saúde mental e não comanda um clube desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo.
Substituto de Leonardo Jardim
O técnico chega com a missão de dar prosseguimento ao bom trabalho desenvolvido por Leonardo Jardim e contribuir para com o planejamento da próxima temporada, quando o Cruzeiro erá pela frente Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
Estilo de jogo de Tite
Multicampeão, Tite tem estilo de jogo conhecido principalmente pela solidez defensiva. Passes curtos e triangulações também são características do treinador. Nesses aspectos, há certa similaridade com Leonardo Jardim, que construiu um time letal – aproveitava chances cruciais e tinha a recuperação de bola e a transição ofensiva como principais armas.
Carreira de Tite
A carreira de Tite é extensa: em 25 anos, envolve 14 clubes, além da Seleção Brasileira (por sete anos). Guarani, Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude foram as primeiras experiências do ex-volante como treinador.
Em 2001, ele assumiu o Grêmio, primeiro grande clube da carreira. Posteriormente, também liderou São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain (Emirados Árabes), Internacional, Al Wahda (Emirados Árabes) e Flamengo.
Entre as principais conquistas de Tite estão duas edições do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores, uma do Mundial de Clubes, uma da Copa Sul-Americana e uma da Copa América.
Visita à Toca da Raposa 2
Nesta terça-feira, o treinador chegou a Belo Horizonte e, durante a tarde, conheceu as instalações da Toca da Raposa 2 acompanhado do presidente Pedro Lourenço, do vice-presidente Pedro Junio, do diretor esportivo Joaquim Pinto e do gerente executivo Rodrigo Ramos.
Comissão técnica de Tite
Junto ao vitorioso técnico, também chegam os auxiliares Matheus Bachi e Vinícius Bergantin, além do preparador físico Fábio Mahseredjian. A nova comissão técnica iniciará os trabalhos na Toca 2 a partir da pré-temporada no início de janeiro.