A derrota por 3 a 1 para o Corinthians, na tarde do último domingo (24/8), não ficou marcada apenas pelo novo revés do Vasco em São Januário, mas também por um momento tenso. Câmeras de transmissão flagraram uma cobrança acima do tom por parte do técnico cruz-maltino, Fernando Diniz, ao jovem Rayan, de 19 anos – desvendada posteriormente pelo especialista em leitura labial Gustavo Machado.
Diniz chamou o atacante à beira do gramado momentos após o primeiro gol da partida, marcado por Maycon para o Corinthians.
Em tom ríspido, o treinador disparou: “Você subiu e não voltou. Você está fud**** o time. Só se for o cara***, rapaz. Você não vai fechar (o meio), cara***”.
“Você vai pressionar e voltar. Tomar no c*. E outra coisa, vai fazer gol de quê? Vai dar é contra-ataque”, completou o técnico.
O esporro de Diniz em Rayan DUBLADO!
— Gustavo Machado (@gustavomachadog) August 25, 2025
🎥: eudanlessa & premiere pic.twitter.com/FieM49I2yI
A cena de explosão remeteu quase imediatamente à discussão antiga do técnico com Tchê Tchê, ainda nos tempos de São Paulo. Isso porque, apesar do histórico de broncas do comandante, essa certamente foi a de maior impacto.
Na ocasião, em 2020, o técnico se referiu ao jogador cruz-maltino como “perninha” e “mascaradinho” em pleno Morumbis. Os dois se entenderam tempos depois, mas o atleta nunca escondeu a mágoa com o ocorrido. Desta vez, porém, o treinador esteve ‘mais comedido’.
Reflexo da frustração em campo
O clima quente refletiu a atuação fraca do Vasco nesta edição de Campeonato Brasileiro. Aliás, na visão do técnico, trata-se de uma das piores do grupo sob seu comando.
“Não vou fugir da responsabilidade do jogo. Em uma semana era um céu sem limite e agora é um sentimento de depressão muito grande. Ganhar como a gente ganhou do Santos e, depois, fazer as duas partidas que fizemos… As duas piores sob meu comando”, comentou.
“Tenho responsabilidade máxima nisso. Se o time joga mal como jogou hoje e lá em Caxias. Lá muito mais pela questão anímica. (…) A gente não tinha feito em São Januário nenhum jogo como o de hoje, em que a gente não mereceu vencer”, completou Diniz.
Qual o cenário do Vasco no Brasileirão?
O Cruz-Maltino soma 19 pontos em 20 partidas e registra a segunda pior campanha de sua história no Brasileirão por pontos corridos. O clube só não apresentou desempenho inferior ao atual em 2015, quando terminou a competição rebaixado à Série B.
O treinador agora tenta contornar a má fase no Brasileirão e mudar os ares para recuperar confiança para o mata-mata da Copa do Brasil.
O Vasco tem um clássico pela frente, diante do Botafogo, às 21h30 da próxima quarta-feira (27), novamente em São Januário. A partida é de ida e vale vantagem rumo à semifinal do torneio.