O Mundial de Clubes Feminino de Vôlei de 2025, que será disputado em São Paulo, teve o último participante confirmado: Orlando Valkyries, equipe dos Estados Unidos. Além disso, o No Ataque apurou que os grupos com os oito times que buscam o título mais importante da temporada já foram definidos. Veja os detalhes abaixo.
De volta ao Brasil após 31 anos – a última edição em solo brasileiro foi em 1994 -, o Mundial já tem a cidade de São Paulo definida como sede, mas o ginásio ainda não. A reportagem apurou nas últimas semanas que o Pacaembu é o provável palco, e algumas vistorias foram realizadas, mas ainda não houve anúncio por parte da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Times participantes no Mundial de Clubes Feminino de Vôlei
Os representantes do vôlei brasileiro serão Osasco e Praia Clube. O time da Grande São Paulo ganhou a vaga por ser anfitrião, enquanto a equipe mineira está classificada pelo título do Sul-Americano de Clubes, que foi disputado em março, em Belo Horizonte. O vice-campeão desse torneio foi o Alianza Lima, do Peru, que também estará no Mundial.
A Europa contará com os italianos Conegliano e Scandicci, que são os grandes favoritos ao título. O primeiro, inclusive, é o time da ponteira brasileira Gabi Guimarães. Após ficar fora da primeira semana da Liga das Nações de Vôlei de 2025, que foi no Rio de Janeiro, a camisa 10 jogará pela primeira e única vez no Brasil neste ano.
Já a África e a Ásia terão os campeões continentais como representantes: Zamalek, do Egito, e Zhetysu, do Cazaquistão, respectivamente. Por fim, a última vaga foi preenchida com um convidado.
Devido à desistência de clubes asiáticos pelo calendário, a FIVB convidou um time dos Estados Unidos. Como apurou o No Ataque, os outros participantes já receberam a notícia de que o Orlando Valkyries também disputará o Mundial.
- Osasco (BRA) – anfitrião
- Conegliano (ITA) – campeão continental na Europa
- Scandicci (ITA) – vice-campeão continental na Europa
- Praia Clube (BRA) – campeão continental na América do Sul
- Alianza Lima (PER) – vice-campeão continental na América do Sul
- Zamalek Sporting (EGI) – campeão continental na África
- Zhetysu VC (CAZ) – campeão continental na Ásia
- Orlando Valkyries (EUA) – convidado
Grupos do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei
Além da confirmação do último time que estará na disputa, o No Ataque confirmou que os grupos do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei já foram definidos, e as equipes foram comunicadas das chaves. Veja abaixo.
Grupo A
- Osasco
- Zhetysu VC (CAZ)
- Scandicci (ITA)
- Alianza Lima (PER)
Grupo B
- Conegliano (ITA)
- Praia Clube (BRA)
- Zamalek Sporting (EGI)
- Orlando Valkyries (EUA)