Osasco e Praia Clube terão dura missão a partir da próxima terça-feira (9/12): trazer para o Brasil o quarto título da história do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei.
O torneio, que será disputado no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, até 14/12 (domingo) só teve três campeões brasileiros na história – todos eles paulistas.
O atual campeão do Mundial é o Conegliano, time italiano que tem a ponteira capitã da Seleção Brasileira, Gabi Guimarães – considerada por muitos a melhor jogadora do planeta -, além de outras estrelas, como a líbero italiana Monica de Gennaro, campeã olímpica nos Jogos de Paris 2024; e a oposta sueca Isabelle Haak.
Quais times brasileiros já ganharam o Mundial?
O único time brasileiro ainda em atividade que já ganhou o Mundial é o próprio Osasco, que foi o último a ser campeão da competição, em 2012, em Doha, no Catar.
Os outros dois ergueram o troféu no início da década de 1990 – em 1991, o extinto Sadiada central Ida conquistou a competição em casa, em São Paulo, ao vencer o São Caetano na final.
Já em 1994, também em São Paulo, o Sorocaba – já extinto, não é o mesmo projeto do atual Sorocaba, que está na elite da Superliga – da ponteira Ana Moser conquistou o título ao vencer o Matera, da Itália, na decisão.
Os brasileiros que já ‘bateram na trave’ no Mundial de Clubes
- 1992: Minas foi vice-campeão para o Olimpia Teodora, da Itália
- 2010: Osasco foi vice para o Fenerbahçe, da Turquia
- 2013: Rio de Janeiro (atual Flamengo) foi vice para o VakifBank, da Turquia
- 2014: Osasco foi vice para o Dínamo Kazan, da Rússia
- 2017: Rio de Janeiro foi vice para o VakifBank, da Turquia
- 2018: Minas foi vice para o VakifBank, da Turquia