VÔLEI

Vôlei: as duas jogadoras de Praia e Osasco campeãs do Mundial de Clubes

Duas jogadoras de Praia e Osasco já foram campeãs do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei jogando juntas; relembre

Compartilhe
google-news-logo

Representantes do Brasil no Mundial de Clubes Feminino de Vôlei deste ano, Praia Clube e o Osasco somam duas jogadoras que já conquistaram o sonhado troféu.

A competição internacional se inicia nesta terça-feira (9/12) e vai até o domingo (14/12). Todos os jogos serão no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Esta será a primeira vez que o Brasil sedia a competição em 31 anos – a última havia sido em 1994, também na capital paulista, e teve o extinto Sorocaba como campeão.

Apenas três times brasileiros já conquistaram o Mundial – além do Sorocaba, o Sadia foi campeão em 1991, também em São Paulo; e o Osasco ergueu o troféu em 2012, em Doha, no Catar.

Quem são as duas jogadoras de Praia e Osasco campeãs do Mundial

Hoje rivais, a central Adenizia, capitã do Praia Clube, e a líbero Camila Brait, capitã do Osasco, venceram o título do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei juntas em 2012, pelo Osasco.

Ambas eram titulares absolutas daquela equipe estrelada. Adenizia fazia parceria com a bicampeã olímpica Thaisa, hoje jogadora do Minas, no meio de rede. Na entrada e na saída de rede, três outras bicampeãs olímpicas: as ponteiras Fernanda Garay e Jaqueline e a oposta Sheilla. A levantadora era Fabíola, atleta que hoje joga no Fluminense e que teve extensa passagem pela Seleção Brasileira.

Camila Brait permanece no Osasco desde o título Mundial – ela chegou no clube em 2008 e nunca mais saiu. Aos 37 anos, ela informou em maio, durante entrevista exclusiva ao No Ataque, que vai se aposentar ao fim da temporada 2025/26.

Cria do Osasco, Adenizia deixou o clube em 2015, após 15 temporadas consecutivas na Região Metropolitana de São Paulo. Ela passou três temporadas no Scandicci, da Itália – que, inclusive, está no grupo do Osasco no Mundial – e, ao voltar para o Brasil, foi para um dos principais rivais da equipe, o Bauru.

Foram três temporadas no interior paulista até retornar ao clube que a revelou em 2022/23. Após apenas um ano por lá, entretanto, Adenizia decidiu fechar com o Praia. Ela defende o aurinegro mineiro desde 2023/24.

A jogadora do Praia que presenciou ‘de fora’ o título mundial do Osasco

Central do Praia Clube, Milka era jogadora do Osasco em 2012, ano em que o time conquistou o Mundial. Contudo, ela tinha apenas 18 anos e ainda era atleta de base – inclusive, acumulava convocações para Seleções Brasileiras de base.

A meio de rede esteve no tradicional time paulista apenas na temporada 2012/13, emprestada pelo São Caetano. Ela retornou ao clube do ABC Paulista em 2013/14 e, em 2014/15, fez sua primeira temporada como profissional também pelo São Caetano.

Compartilhe
google-news-logo