Não deu para o Praia Clube. Na tarde desta quinta-feira (11/12), o Conegliano de Gabi Guimarães foi amplamente superior às mineiras e venceu com facilidade por 3 sets a 0 (25/12, 25/19 e 25/20), no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, pelo derradeiro jogo do Grupo B do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei.
O ginásio do Pacaembu esteve completamente lotado e dividido – metade dos presentes torcia para o Praia, a outra metade torcida para o Conegliano e para Gabi.
Gabi Guimarães foi magistral – como sempre – no fundo de quadra, mas as princapais destaques ofensivas foram Zhu, com 14 pontos, e Haak, com 16.
O Praia começou mal e foi amplamente dominado no primeiro set, mas conseguiu levar pressão às italianas e equilibrar o jogo em alguns momentos das parciais seguintes. O Conegliano, contudo, não teve grandes dificuldades e fechou o duelo em pouco mais de uma hora com um “show” de volume ofensivo.
Com o resultado, o Conegliano termina o Grupo B na liderança, com nove pontos e 100% de aproveitamento – o poderoso time de Davide Santarelli não perdeu sequer um set.. O Praia Clube, por sua vez, vai à semifinal como vice-líder da chave, com seis pontos somados – duas vitórias e uma derrota.
O jogo
O Conegliano foi a quadra com o que tinha de melhor – Chirichella, Lubian, Gabi Guimarães, Zhu, Haak, Wolosz e De Gennaro. O Praia Clube também, mas teve o desfalque da oposta estadunidense Morgann Fingall, que sofreu impacto no tornozelo direito na partida anterior. Rui Moreira levou a equipe a quadra com Milka, Adenizia, Michelle Pavão, Koleva, Caffrey, Macris e Natinha.
O jogo começou equilibrado, mas o Conegliano rapidamente encaixou-se em quadra e encontrou seu melhor voleibol. Com grande volume de jogo e bem em todos os fundamentos, o time italiano atropelou o Praia no primeiro set e fechou rapidamente com um 25 a 12. Zhu deu show, com oito bolas no chçao, e Haak também brilhou, com cinco pontos.
No segundo set, o Praia conseguiu levar pressão maior ao Conegliano. O time uberlandense chegou a ser ligeiramente superior no início da parcial, aproveitando-se de alguns erros das italianas. Ainda antes da metade da etapa, contudo, o Conegliano abriu quatro de vantagem – 14 a 10 – e passou a dominar o jogo, fechando com tranquilidade em 25 a 19. Haak e Gabi brilharam, com cinco e quatro pontos cada.
Na terceira parcial foi a mais equilibrada do jogo. Com um esquema priorizando mais a potência ofensiva – Koleva, Caffrey e Michelle Pavão juntas nas extremidades -, o Praia era inferior ao Conegliano, mas conseguia competir mais e não deixou as europeias abrirem grande vantagem até o fim. Na reta final, pesou a melhor condição física e o diferencial técnico do Conegliano, que emplacou sequência e fechou em 25 a 20.