O Praia Clube jogou bem, mas não conseguiu conter o Scandicci. Na tarde deste sábado (1/12), o time uberlandense lutou, mas perdeu por 3 sets a 0 (25/23, 26/24 e 25/18) para as italianas no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, e foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei.
O Scandicci confirmou o favoritismo, mas com muito trabalho. Nos dois primeiros sets, o Praia conseguiu equilibrar o jogo em praticamente todos os fundamentos – contudo, pecou por ter errado mais que o adversário europeu. No terceiro, as mineiras continuaram levando pressão, mas o Scandicci esteve melhor. As maiores pontuadoras do jogo foram a oposta Ekaterina Antropova, com 20 pontos para as italianas; e a oposta estadunidense Morgahn Fingall, que anotou 15 pontos para as mineiras.
Com o resultado, o time treinado pelo italiano Marco Gaspari vai à final do Mundial e espera o vencedor de Conegliano x Osasco, a outra semifinal, que se inicia às 16h30 no ginásio do Pacaembu. A grande decisão será a partir das 16h30 deste domingo (14/12).
Já o Praia disputará a medalha de bronze da competição contra o perdedor da outra semifinal. O duelo pelo terceiro lugar – que seria inédito para as uberlandenses – será a partir das 13h deste domingo, também no ginásio do Pacaembu.
O jogo
Rui Moreira escalou o Praia Clube com Adenizia, Milka, Caffrey, Michelle Pavão, Fingall, Macris e Natinha. Já Marco Gaspari levou o Scandicci a quadra com Nwakalor, Bosetti, Skinner, Weizel, Antropova, Ognjenovic e Castillo.
O primeiro set foi equilibrado do início ao fim. O Praia jogava bem, no ritmo da animada torcida que lotou o ginásio do Pacaembu. A cada ponto, as jogadoras aurinegras tentavam chamar o público para colocar mais pressão nas italianas – exemplo disso foram pontos de bloqueio marcados por Michelle Pavão e Adenizia, que deram “corridas” ao redor da quadra e, com as mão, pediram para os adeptos aumentarem o barulho.
No final, o Scandicci conseguiu abrir três pontos de vantagem pela primeira vez – 21 a 18 -, mas o Praia conseguiu se recuperar para deixar tudo igual – 23 a 23. Na sequência, entretando, as italianas emplacaram dois pontos seguidos e fecharam o primeiro set em 25 a 23.
Apesar do baque, o Praia não abaixou o ritmo e seguiu jogando ponto a ponto com o Scandicci na segunda parcial. As italianas estiveram à frente na maior parte do set, mas o time de Rui Moreira não deixava elas abrirem grande vantagem no set.
Com grande atuação no fundo de quadra – especialmente da líbero Natinha – o time mineiro conseguiu reverter vantagem de três pontos das europeias, salvar um set point e empatar – 24 a 24, com lindo ponto de Caffrey após bela defesa de Natinha que efervesceu o ginásio. Contudo, após erro no saque de Koleva e bloqueio de Boselli, o Scandicci fechou o set em 26 a 24.
Embora abatidas pelas derrotas na vantagem mínima nos dois primeiros sets, as praianas seguiram com grande atuação na terceira parcial e não deixaram o Scndicci abrir grandes margens ao longo do set. Na reta final, contudo, as italianas se sobressaíram com brilho de Antropova e soma de erros do Praia e fecharam a etapa – e o jogo – com um 25 a 18.