O Mundial de Clubes Masculino de Vôlei será disputado nesta semana! A competição mais importante das equipes formadas por homens no voleibol ocorrerá entre 16 e 21 de dezembro, em Belém, no Pará, e o Brasil, além de sediar, contará com três representantes entre os oito candidatos ao título: Cruzeiro, que é o atual campeão, Campinas e Praia Clube. O No Ataque detalha abaixo data, horário e onde assistir a todos os jogos, além de todos os times que disputarão e mais detalhes.
Torneio será disputado no Brasil mais uma vez
O Brasil é a sede do Mundial de Clubes de Vôlei em 2025. O feminino voltou ao solo nacional 31 anos após a última disputa e foi realizado no Pacaembu, em São Paulo, entre 9 e 14 de dezembro. Já o masculino vive um momento contrário em relação às disputas em ginásios brasileiros: cinco das seis últimas edições ocorreram por aqui.
Entre 2019 e 2022 – sem ocorrer em 2020 devido à pandemia do coronavírus -, a sede foi Betim, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já em 2024, o local escolhido foi Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Desta vez, o Mundial “sairá” de Minas Gerais e ocorrerá no Norte do Brasil pela primeira vez na história.
Nesse ano, a Arena Guilherme Paraense, que é conhecido como Mangueirinho, receberá o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. Todos os jogos serão realizados no ginásio em Belém, capital do Pará.
Mundial de Clubes Masculino de Vôlei de 2025: onde assistir
Todos os jogos do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei de 2025 serão transmitidos por CazéTV (YouTube) e Volleyball World (streaming).
Times que disputarão o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei de 2025
Atual campeão, o Cruzeiro é um dos representantes do vôlei brasileiro. A equipe celeste está na competição por ser o atual vencedor do Sul-Americano de Clubes. A conquista do Mundial em 2024, em Uberlândia, foi a quinta do time mineiro, que também ergueu a taça em 2013, 2015, 2016 e 2021 – todas essas edições ocorreram no Brasil. Se vencer mais uma em “casa”, a Raposa se tornará isoladamente a maior vencedor do torneio, deixando o Trentino, da Itália, em segundo nesse ranking.
Também por meio do Sul-Americano, o Praia ficou no segundo lugar e garantiu vaga no Mundial por mérito esportivo pela primeira vez. Em 2024, na primeira temporada do time masculino em parceria com o clube de Uberlândia, a equipe estreou no Mundial como anfitrião – torneio ocorreu no Sabiazinho, principal ginásio do Triângulo Mineiro – e não somou pontos e nem venceu sets – foi o último colocado do Grupo A.
O terceiro representante brasileiro no Mundial foi confirmado com a oficialização da sede. O Campinas viabilizou a realização do torneio do Brasil, participou da organização em Belém, no Pará e foi convidado à competição como anfitrião. Essa será a segunda participação da equipe paulista: esteve em 2022 e ficou na última colocação do Grupo A, atrás de Cruzeiro e Perugia.
E é justamente esse clube italiano que é um dos principais favoritos à edição de 2025. O Perugia foi o campeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei em duas das três últimas edições – 2022 e 2023 – e é, ao lado da Raposa, a grande potência do voleibol na atualidade. O time se classificou ao Mundial pelo título inédito da Liga dos Campeões – nas outras participações, havia sido convidado por chegar próximo à taça da Europa.
Na decisão continental, o Perugia protagonizou duelo bem equilibrado com o outro representante europeu no torneio intercontinental. O Warta Zawiercie é uma equipe da Polônia que chegou à final europeia pela primeira vez na história em 2025 e perdeu por 3 sets a 2. Mesmo assim, se classificou ao Mundial e estreará nesse ano.
Os outros três times que sonham com o título são da África e Ásia. Representante da Líbia, Swehly é o único africano e chegou ao Mundial graças ao titulo inédito do torneio continental. Já os asiáticos são Al-Rayyan e Osaka Bluteon, já que o time do Catar foi campeão da Ásia e a equipe do Japão ficou com vice.
Grupo A
- Campinas (BRA) – anfitrião
- Praia Clube (BRA) – vice-campeão continental na América do Sul
- Warta Zawiercie (POL) – vice-campeão continental na Europa
- Al-Rayyan (CAT) – campeão continental na Ásia
Grupo B
- Perugia (ITA) – campeão continental na Europa
- Cruzeiro (BRA) – campeão continental na América do Sul
- Swehly (LIB) – campeão continental na África
- Osaka Bluteon (JAP) – vice-campeão continental na Ásia
Jogos do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei de 2025
1ª rodada – 16 de dezembro (terça-feira)
- Cruzeiro x Osaka Bluteon (JAP) – às 10h
- Perugia (ITA) x Swehly (LIB) – às 13h30
- Al-Rayyan (CAT) x Praia Clube – às 17h
- Campinas x Warta Zawiercie (POL) – às 20h30
2ª rodada – 17 de dezembro (quarta-feira)
- Cruzeiro x Swehly (LIB) – às 10h
- Perugia (ITA) x Osaka Bluteon (JAP) – às 13h30
- Al-Rayyan (CAT) x Warta Zawiercie (POL) – às 17h
- Campinas x Praia Clube – às 20h30
3ª rodada – 18 de dezembro (quinta-feira)
- Cruzeiro x Perugia (ITA) – às 10h
- Swehly (LIB) x Osaka Bluteon (JAP) – às 13h30
- Praia Clube x Warta Zawiercie (POL) – às 17h
- Campinas x Al-Rayyan (CAT) – às 20h30
Semifinal – 20 de dezembro (sábado)
- 1º colocado do A x 2º colocado do B – às 15h ou 18h30
- 1º colocado do B x 2º colocado do A – às 15h ou 18h30
Disputa de terceiro lugar – 21 de dezembro (domingo)
- Perdedor da semi 1 x perdedor da semi 2 – às 15h
Final – 21 de dezembro (domingo)
- Vencedor da semi 1 x vencedor da semi 2 – às 18h30