O Osasco é medalhista de bronze do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei. Neste domingo (14/12), o time paulista foi mais consistente, se impôs sobre o Praia Clube e venceu as mineiras por 3 sets a 0 (25/20, 28/26 e 25/19) na disputa pelo terceiro lugar da competição, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo.
A equipe treinada por Luizomar de Moura teve atuação coletiva melhor, com brilho da oposta Cugno, que pontuou 20 vezes, e boa distribuição da levantadora Jenna Gray. O Praia, por sua vez, concentrou grande parte das suas ações ofensivas na ponteira estadunidense Caffrey, sobrecarregando-a – a norte-americana fez 18 pontos, mas o resto do time não a acompanhou nos números.
Com o resultado, o Osasco chega ao pódio pela quinta vez e dispara como o time brasileiro que mais ficou entre os três primeiros no Mundial – foi campeão em 2012, vice em 2010 e 2014 e bronze em 1994 – quando o projeto ainda era sediado no Guarujá -, 2011 e 2025. Já o Praia fica em quarto lugar pela terceira vez seguida e seguirá em busca de uma medalha inédita na competição.
Próximos jogos de Praia e Osasco
Curiosamente, os times voltam se enfrentar já daqui a quatro dias, na quinta-feira (18/12), pela 10ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei, no ginásio do Uberlândia Tênis Clube.
O confronto é direto entre dois postulantes ao título da competição nacional – o Osasco é o terceiro colocado, com 19 pontos, enquanto o Praia é o quarto, com 18.
O jogo
Rui Moreira escalou o Praia Clube com Adenizia, Milka, Caffrey, Michelle Pavão, Fingall, Macris e Natinha. Já Luizomar de Moura levou o Osasco a quadra com Mayhara, Larissa, Maiara Basso, Baird, Cugno, Jenna Gray e Camila Brait.
A metade inicial do primeiro set foi bem equilibrada e com grande alternância de pontos. Na segunda parte da parcial, contudo, o Osasco cresceu. Coletivamente o time paulista era melhor, com maior distribuição de pontuação entre o meio de rede, a entrada e a saída – tanto que teve três maiores pontuadoras, todas de posições diferentes: a ponteira Maiara Basso, a oposta Cufno e a central Larissa.
Já o Praia sobrecarregava seu jogo coletivo em Caffrey, que anotou oito pontos, enquanto nenhuma outra passou de dois. Mais consistente, o time de Luizomar se sobressaiu na reta final e fez quatro pontos seguidos para fechar em 25 a 20.
Tudo indicava que o Praia conseguiria vencer a segunda parcial e empatar o jogo. O time de Rui Moreira começou abatido pela derrota no set anterior e chegou a ter três pontos de desvantagem – 9 a 6 -, mas se recuperou, cresceu na reta final com brilho de Caffrey, que colocou a bola no chão incríveis 10 vezes, e chegou a abrir quatro pontos de vantagem no seu primeiro set point – 24 a 20.
O Osasco fez quatro pontos seguidos para empatar – 24 a 24 – e, na sequência, salvou mais dois set points praianos – foram seis oportunidades de vencer a parcial desperdiçadas pelas mineiras, no total. Na primeira oportunidade de fechar a etapa, o time de Luizomar não desperdiçou e venceu com bloqueio de Cugno: 28 a 26.
No terceiro set, o Osasco foi superior do início ao fim, com alguns bons momentos do Praia, que era ainda mais inconsistente que nas primeiras parciais. Caffrey caiu de rendimento e a principal destaque ofensiva das mineiras foi Adenizia, que pontuou quatro vezes. Do lado osasquense, Cugno brilhou com seis pontos e o time conseguiu vitória tranquila por 25 a 19.