O grande jogo da primeira rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei foi justamente o último. O Campinas começou com dificuldade, viu o Warta Zawiercie disparar no primeiro set, mas reagiu e esteve próximo da vitoria no tie-break. Só que a equipe paulista vacilou no fim e permitiu a arrancada dos poloneses, que venceram a partida disputada no Mangueirinho, em Belém, no Pará, por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 25/27, 25/19, 20/25 e 16/14.
A vitória no set desempate fez com o Warta Zawiercie somasse dois pontos nessa primeira rodada do Mundial, enquanto o Campinas ficou com um tento. Com isso, os times estão atrás do líder Praia Clube, que venceu o Al-Rayyan por 3 sets a 0 e lidera o Grupo A com três pontos.
As equipes já voltarão à quadra do Mangueirinho, nesta quarta-feira (17/12). Em clássico brasileiro, o Campinas enfrentará o Praia Clube às 20h30. Um pouco mais cedo, às 17h, o Warta Zawiercie duelará com o Al-Rayyan, do Catar.
O jogo
Para a estreia no Mundial de Clubes, o técnico Horácio Dileo escalou o Campinas com Judson, Witallo, Maurício Borges, Adriano, Bruno Lima, Bruninho e Lukinha. E logo no início, o rival deixou claro que seria um jogo bem complicado.
O Warta Zawiercie teve uma impressionante sequência de seis pontos em meio à parcial e disparou rapidamente, com 15 a 6 no placar. Depois disso, o time campineiro até tentou reagir, mas a margem já havia sido construída com a solidez necessária para apenas administrar até o fim: 25 a 19.
Já o segundo set teve um contorno bem mais equilibrado e até com vantagens do Campinas, que ficou atrás do placar apenas até o quarto ponto polonês. A equipe paulista conseguiu anular as principais valências do rival e venceu mesmo com um deslize na reta final, que fez com o placar chegasse empatado no 24º ponto. Porém, o empate no jogo foi confirmado: 27 a 25.
Na sequência, a terceira parcial deu indícios que seria disputada até o fim. No entanto, embora o placar de 15 a 15 apontasse isso, o Warta Zawiercie acelerou, fez 10 dos 14 pontos seguintes e fechou a parcial com uma boa vantagem, que discordou da boa atuação do Campinas em boa parte do set: 25 a 19.
A quarta parcial teve um roteiro inverso em relação aos outros. O Warta Zawiercie chegou a abrir quatro pontos – 10 a 6 -, mas o Campinas disparou, fez cinco pontos seguidos e tomou a ponta do set. Desse momento em diante, a confiança tomou conta da equipe paulista, que controlou e empatou a partida com merecimento: 25 a 20.
Por fim, o tie-break contou com muitas emoções. O Campinas fez sete dos 10 primeiros pontos e teve a vantagem de cinco bolas em 10 a 5. Porém, depois disso, os poloneses reagiram e protagonizaram uma sequência incrível de cinco pontos na reta final, levando o placar desfavorável de 12 a 8 para 13 a 12 positivo. Essa arrancada deu confiança para a vitória do Warta Zawiercie: 16 a 14.