O Praia Clube ensaiou reação, mas perdeu para o Campinas. Na noite desta quarta-feira (17/12), o time do interior paulista venceu por 3 sets a 1 (25/19, 25/22, 22/25 e 25/23) a equipe mineira no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará, pela segunda rodada do Grupo A do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei.
Extremamente concentrada, a equipe capitaneada do Bruninho teve atuação consistente e foi superior ao Praia nos dois primeiros sets. No terceiro, o Praia emplacou reação impressionante, mas perdeu o quarto set de virada para o Campinas. Adriano foi o maior pontuador da partida, com 21 pontos – o jogador dos uberlandenses que mais vezes colocou a bola no chão foi o ponteiro Lucas Loh, com 15.
Com o resultado, o Campinas encaminha a classificação para a semifinal do Mundial. O time de Horacio Dileo soma quatro pontos – perdeu por 3 sets a 2 para o Aluron CMC Warta Zawiercie, da Polônia, na estreia; e venceu por 3 sets a 0 o Praia. Na quarta rodada, o time paulista precisa confirmar o favoritismo e vencer o Al-Rayyan, do Catar – “azarão” do grupo – para avançar sem depender de outros resultados.
Já o Praia Clube se complica na competição. O time uberlandense tem três pontos – na estreia, venceu o Al-Rayyan, do Catar, por 3 sets a 0. Na terceira rodada, nesta quinta-feira (18/12), precisará derrotar o favorito Warta Zawierce, atual vice-campeão da Champions League da Europa, para conseguir ir para a semifinal.
O jogo
O Campinas de Horacio Dileo foi a quadra com Judson, Matheus Pinta, Maurício Borges, Adriano, Newton, Bruninho e Lukinhas. Já o Praia Clube foi escalado por Magoo com Isac, Pietro, Lucas Loh, Paulo, Franco, Rhendrick e Filipinho.
O Campinas começou avassalador o jogo e “de cara” abriu 4 a 1. O time paulista jogou com a vantagem ao longo de todo o primeiro set – o Praia chegou a encostar e ficar a um ponto dos paulistas em quatro ocasiões, mas não conseguiu empatar, foi mais consistente e fechou o set com um 25 a 22.
Na ausência do principal atacante da equipe, o argentino Bruno Lima, o levantador Bruninho distribuiu bem o jogo, e três jogadores de posições diferentes tiveram pontuações destacáveis – o central Judson (seis pontos), o ponteiro Adriano e o oposto Newton (cinco pontos). Do lado praiano, o principal pontuador foi o central Pietro, com cinco bolas no chão.
O Campinas levou o bom momento para o segundo set e permaneceu à frente do Praia ao longo de toda a parcial, sequer deixando os mineiros encostarem no placar. Dominante e consistente, o time de Bruninho fechou o set sem grandes dificuldades com um 25 a 19, com destaque para o oposto Newton, que pontuou cinco vezes, e para o ponteiro Adriano, que pontuou quatro. Do lado aurinegro, o destaque ofensivo foi o oposto Franco, coom cinco pontos.
O Campinas indicava que seguiria dominante no terceiro set e chegou a abrir quatro pontos de vantagem antes da metade da parcial – 12 a 8. Na reta final, contudo, o Praia “acordou” enfim no jogo com grande atuação do ponteiro Lucas Loh – maior pontuador da parcial, com sete bolas no chão -, emplacou uma sequência de quatro pontos seguidos e duas de três para engatar virada impressionante e vencer por 25 a 22.
Embalado pela reação no quarto set, o Praia começou melhor o primeiro set. Lucas Loh seguiu em alta – que ia bem não só nos ataques, como também ao proporcionar grande volume de jogo para a equipe – e levou o bom momento para o central Isac, o oposto Franco e o ponteiro Paulo. O Campinas, contudo, se aproveitou de erros “infantis” dos uberlandenses – no mesmo set, foram três infrações por toques na rede e uma por erro de rodízio -, fez sete pontos seguidos e virou na reta final da etapa: 25 a 23.