O Praia não conseguiu competir e perdeu para o Warta Zawiercie, da Polônia, por 3 sets a 0, nesta quinta-feira (18/12), no Mangueirinho, em Belém, pela terceira e última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, e está fora das semifinais do torneio intercontinental. As parciais foram de 25/19, 25/9 e 25/14.
No Grupo A, o Praia ficou com três pontos – venceu apenas uma partida no Mundial. A derrota liquidou, matematicamente, as chances de o time de Uberlândia avançar ao mata-mata. A equipe polonesa, por sua vez, se garantiu na próxima fase. O Campinas, apesar de não ter entrado em quadra, também se classificou, porque já soma quatro pontos.
Na outra chave, também já estão definidos os semifinalistas. O Perugia, da Itália, e o Osaka, do Japão, avançaram ao mata-mata.
O jogo
A equipe do Zawiercie foi superior na precisão dos ataques. O Praia, por sua vez, falhou na virada de bola e não conseguiu parar os poloneses. O time de Uberlândia ainda errou nas tomadas de decisão, o que dificultou a construção de pontos na parcial: 25 a 19.
O Zawiercie começou o segundo set a todo vapor. A equipe abriu boa vantagem, enquanto o Praia se mostrou acuado, sem poder de reação. O time brasileiro sofreu com bloqueios e com defesas inefetivas. Com o placar elástico, os estrangeiros apenas controlaram a parcial, em superioridade clara: 25 a 9.
No set decisivo, o Zawiercie não desperdiçou e foi soberano. Preciso, a equipe rapidamente conquistou vantagem na parcial. O Praia optou por arriscar no saque e em algumas jogadas, mas não obteve resultado. Pesou a qualidade do time polonês, que foi dominante do início ao fim para carimbar a vaga na semifinal da competição: 25 a 14.