VÔLEI

Campinas perde fôlego, cai para o Warta Zawierce e fica sem bronze no Mundial de Vôlei

Campinas de Bruninho chegou perto de vencer 1º set, mas perdeu por 3 sets a 0 para o Warta Zawierce no Mundial de Clubes Masculino de Vôlei

O Campinas começou bem e esteve próximo de vencer o primeiro set, mas perdeu fôlego e caiu para o Warta Zawierce. Na tarde deste domingo (21/12), o time polonês venceu os paulistas por 3 sets a 0 na disputa da medalha de bronze do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará.

A equipe capitaneada pelo levantador Bruninho, campeão olímpico e estrela da Seleção Brasileira em Londres 2012, teve início melhor e chegou a ter três set points na primeira parcial, mas levou a virada, foi “atropelada” nas duas etapas finais e continuou sem o inédito pódio na história do projeto. Contudo, o time comandado por Horacio Dileo fica com o feito de ter chegado a uma semifinal de Mundial pela primeira vez.

Esta é a primeira vez que o Warta Zawierce conquista uma medalha no Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. Atua vice-campeão da Champions League da Europa, o clube alcança feito importante para a Polônia, que não chegava ao pódio do torneio desde 2012, quando o PGE Skra Bełchatów foi bronze.

O jogo

O Campinas foi escalado por Horacio Dileo com Judson, Pinta, Adriano, Maurício Borges, Acerola, Bruninho e Lukinhas. Já o Warta Zawierce de Jakub Popiwczak foi a quadra com Kwolek, Miguel Tavares, Gladyr, Bieniek, Ending, Russel e Popiwczak.

O primeiro set definiu o ritmo da partida. O Campinas foi superior ao longo da maior parte da parcial, chegou a ter quatro pontos de vantagem e teve três set points. Contudo, o Zawierce teve crescente na reta final, virou e fechou na primeira oportunidade que teve: 27 a 25. O ponteiro Kwolek foi o maior pontuador do set, com seis bolas no chão – o oposto Acerola foi o maior pontuador campineiro, com cinco pontos.

Motivado pela reação na primeira parcial, o Warta Zawierce começou o segundo set amplamente superior e “de cara” abriu 5 a 2. O time polonês esteve à frente e foi dominante ao longo de toda a etapa, sem dar chances de reação para o Campinas, que sequer pontuou de bloqueio – fundamento no qual os europeus foram avassaladores, com quatro pontos – e de saques. Russel, novamente, foi o maior pontuador do set, com seis pontos – os melhores atacantes do Campinas foram Adriano e Acerola, com quatro bolas no chão cada. Fim: 25 a 19.

O terceiro set começou equilibrado, mas ainda antes da metade o Zawierce emplacou quatro pontos seguidos para abrir 13 a 9. Jogando com mais volume e maior tranquilidade, os europeus ficaram todo o set em vantagem – o Campinas ensaiou reação na reta final e chegou a diminuir a margem dos poloneses para apenas um ponto, mas não conseguiu evitar derrota por 25 a 21.

Compartilhe
Sair da versão mobile