O Perugia é tricampeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. Na noite deste domingo (21/12), o gigante italiano derrotou o Osaka Blueton, do Japão – apoiado pela maior parte da torcida brasileira – por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 29/27) e ficou com o título da competição, disputada no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará.
Favorito, o Perugia foi superior e teve bem mais volume de jogo nos dois primeiros sets. Na terceira parcial, o Osaka Blueton – que tem elenco estrelado, com o ponteiro cubano López, ídolo do Cruzeiro, e o levantador bicampeão olímpico pela França Brizard – começou melhor e chegou a ter dois set points, mas a equipe italiana retomou o ritmo na reta final e virou de forma eletrizante.
O maior pontuador da partida foi o oposto tunisiano Ben Taro, que anotou 16 pontos para o Perugia. O ponteiro polonês Sameniuk também teve grande atuação, com brilho no passe e 12 bolas no chão. Do lado japonês, o Osaka Blueton foi comandado pelo oposto Nishida, com 14 pontos. O central nigeriano naturalizado japonês Larry foi o segundo maior pontuador da equipe, com 10 bolas no chão.
Esta é a terceira vez que o estrelado elenco conquista o posto de melhor time do mundo. O Perugia foi campeão outras duas vezes, em 2022 e 2023. Os comandados do técnico italiano Angelo Lorenzetti dispararam na vice-liderança geral de títulos do torneio, abaixo apenas de Cruzeiro e do rival Trentino, da Itália, que dividem a primeira colocação com cinco troféus cada.
O jogo
O Perugia foi escalado por Angelo Lorenzetti com Lozer e Solé, Semeniuk e Plotnytski, Ben Tara, Giannelli e Colaci. Já o Osaka Blueton de Tuomas Sammelvuo foi a quadra com Peng e Larry, Tomita e López, Nishida, Brizard e Yamamoto.
O Perugia foi dominante durante todo o primeiro set. O gigante italiano teve alto volume de jogo, bloqueiou muito melhor – foram cinco pontos por meio do fundamento, contra apenas um dos japoneses – e errou muito menos – três, contra sete vezes do adversário – para vencer por 25 a 20. O maior pontuador foi o oposto Ben Tara, com seis pontos para o Perugia. Os principais pontuadores do Osaka Blueton foram o oposto Nishida e o central Larry, com cinco bolas no chão cada.
O segundo set teve início equilibrado, mas o Perugia rapidamente abriu quatro pontos de vantagem – 14 a 10 e jogou o restante da parcial tranquilo e com a vantagem no placar até o fim: 25 a 21. Ben Tara e Semeniuk brilharam, com cinco pontos cada, além de grande atuação do levantador italiano Gianelli, que ainda anotou dois pontos. Do lado do Osaka Blueton, Nishida foi o principal pontuador, com 4 pontos – Brizard conseguia distribuir bem e brilhava quando o “passe estava na mão”, mas sofria com as várias quebras da recepção do time japonês.
O terceiro set foi bem diferente. Mais leve, o Osaka Blueton começou bem melhor e foi avassalador no início, abrindo rapidamente cinco pontos de vantagem – 9 a 4. O Perugia ensaiou reações ao longo da parcial, mas os japoneses conseguiram jogar toda a etapa à frente do placar e chegaram a ter quatro set points. Os italianos, contudo, tiveram reação impressionante no final, viraram e fecharam o set – e o jogo – com um 29 a 27. Semeniuk foi o maior pontuador, com seis bolas no chão – do lado japonês, Peng e Nishida lideraram no quesito, com cinco pontos.