VÔLEI

Vôlei: campeão do Mundial de Clubes Masculino passou por drama pessoal durante o torneio

Técnico campeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei pelo Perugia sofreu com morte de ente querido antes de jogo importante

Compartilhe
google-news-logo

Campeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei pelo Perugia nesse domingo (21/12), com vitória por 3 sets a 0 sobre o Osaka Blueton, do Japão, na final da competição disputada no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará, o técnico italiano Angelo Lorenzetti passou por drama pessoal durante o torneio.

Na noite de quarta-feira (17/12), horas antes do jogo final da equipe no Grupo B do Mundial – contra o Cruzeiro, às 10h da quinta -, o pai de Angelo, Giuseppe, morreu.

Mesmo de luto e a mais de oito mil quilômetros de casa, Lorenzetti decidiu permanecer sob o comando do Perugia na competição – e foi coroado com o seu terceiro título.

O que Lorenzetti disse após a morte do pai

O comandante italiano de 61 anos agradeceu a longevidade do convívio com o pai e o carinho recebido pelos jogadores, pela comissão e pelos dirigentes do Perugia.

“Pai é uma palavra linda. Ter conseguido falar isso por mais de 60 anos é uma grande gratidão pela vida, que me deu a chance de ter orgulho de um pai honesto e confiável”, iniciou.

“A ausência já presente se torna mais leve. Vivenciar tudo de longe, enquanto o coração teria adorado estar lá, ainda foi um presente inesperado: meus jogadores e funcionários. Eu estava rodeado de afeto. Não preencheu a distância, mas a tornou possível.”

Angelo Lorenzetti, técnico do Perugia, durante o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei

A carreira de Angelo Lorenzetti

Considerado um dos principais técnicos de vôlei do mundo, Angelo é dono de carreira de quase 40 anos como técnico, repleta de títulos.

No Perugia desde 2023/24, ele conquistou uma inédita Liga dos Campeões da Europa, dois Mundiais, um Campeonato Italiano , uma Copa da Itália e duas Supercopas nacionais.

Antes, Lorenzetti também havia brilhado pelo Trentino, que dirigiu de 2016/17 a 2022/23. Lá, conquistou um Mundial de Clubes, uma Copa CEV, um Campeonato Italiano e uma Supercopa.

Angelo também conquistou o campeonato nacional por outros dois times: duas vezes Modena – time pelo qual passou entre 2007/02 e 2003/04 e entre 2012/13 e 2015/16 -, e o Piacenza – equipe que comandou entre 2007/08 e 2011/12.

Lorenzetti também acumula passagens pelo Gibam Fano, pelas Seleções Sub-17 e Sub-21 masculinas da Itália, pelo Padova e pelo Verona.

Compartilhe
google-news-logo