Jogadores estrangeiros do Warta Zawiercie, da Polônia, que jogaram e conquistaram a medalha de bronze no Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, disputado no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará, gravaram vídeo xenofóbico sobre o Brasil.
Na cobertura de hotel da capital paraense, os atletas se vestiram de “bandidos” – de acordo com estereótipos formados pelo imaginário popular preconceituoso – para ridicularizar o país. Sem camisa e só com shorts, alguns atletas cobriram os rostos com máscaras, outros exibiram correntes e tatuagens. Eles chegaram a fazer sinais que simulavam os de facções e a imitar danças de funk.
Quem publicou o vídeo e estava à frente dos jogadores foi o central Mateusz Bieniek, campeão mundial em 2018 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pela Seleção da Polônia. Ele iniciou o vídeo dublando trecho da clássica música “It’s Beginning To Look a Lot Like Christmas”, do cantor estadunidense Michael Bublé.
Escolhida para ser trilha sonora do vídeo de forma sarcástica, a música diz, na tradução: “Está começando a se parecer muito com o Natal, para onde quer que você vá. Dê uma olhada nas lojas de departamento, estão brilhando mais uma vez”. Assista, abaixo, à publicação.
Bienek apagou o post e pediu desculpas
Após a repercussão negativa do vídeo – especialmente entre os voleifãs brasileiros -, Bieniek apagou o vídeo e publicou mensagem com pedido de desculpas, em inglês e em português. Leia abaixo o que ele escreveu.
“Gostaríamos de esclarecer a intenção por trás do vídeo que gravamos com nossos amigos. Ele foi feito exclusivamente com o obietivo de humor e em nenhum momento teve a intenção de ser xenofóbico ou desrespeitoso.
Se o vídeo foi interpretado de outra forma e acabou ofendendo ou causando desconforto a alguém, pedimos sinceras desculpas. Essa nunca foi a nossa intenção.
Sentimo-nos muito bem no Brasil e, mais uma vez, foi uma experiência incrível. Fomos muito bem recebidos, e o torneio foi excelente e muito bem organizado, como sempre.
Pedimos novamente desculpas a todos os torcedores que possam ter se sentido ofendidos. Agradecemos de coração o apoio e a paixão dos fãs brasileiros.
Desejamos a todos um Feliz Natal e tudo de melhor.“