O Cruzeiro já venceu quatro vezes o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, e Filipe Ferraz teve protagonismo em todos esses títulos: era jogador celeste em 2013, 2015 e 2016 e treinador em 2021. E ele segue como técnico da Raposa, agora em busca do penta do torneio. Até pela sua experiência, Filipe detalhou os rivais e apontou a “grande chance” do time na competição.
Com sede em Uberlândia, o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei ocorrerá entre os dias 10 e 15 de dezembro. Já com foco no torneio, o técnico Filipe Ferraz, no último treinamento antes de ir para o Triângulo Mineiro, elogiou o desempenho do líder Cruzeiro na Superliga e deixou claro que o objetivo do clube no Mundial é o título.
“Estamos nos saindo bem na Superliga, liderando a competição e melhorando a cada dia. Agora estamos na reta final de preparação para o Mundial de Clubes, que é um torneio muito importante para nós. O Cruzeiro sempre busca títulos, e esse é o nosso objetivo. Sabemos que é um torneio muito difícil, com os melhores clubes do mundo, mas vamos com tudo para fazer o nosso melhor a cada jogo. Voltar a disputar o Mundial no Brasil é muito empolgante para nós. Nos sentimos em casa”
Filipe Ferraz, técnico do Cruzeiro
O Cruzeiro de Filipe Ferraz inicia a caminhada no Mundial na terça-feira (10/12), contra o Ciudad Voley, da Argentina, às 20h30, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia.
O Mundial será fácil para o Cruzeiro?
Com quatro taças, o Cruzeiro pode igualar o maior campeão da história do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei: o Trentino, da Itália. Porém, para isso, o time mineiro terá que encarar o próprio pentacampeão logo na fase de grupos. Filipe Ferraz frisou que a equipe não terá facilidade em todo o Mundial e detalhou os rivais do grupo B.
“Não dá pra esperar jogo tranquilo em um Mundial de Clubes. No nosso grupo, por exemplo, temos o Trentino, o time do Irã [Shahdab Yazd] e o time da Argentina. São equipes muito experientes. O Ciudad Voley, da Argentina, é um time jogueiro, sempre forte na defesa, e o Trentino, que já conquistou vários Mundiais, tem um plantel muito qualificado e forte, que vem para brigar pelo título. Os iranianos têm a característica de um saque agressivo, rápido e flutuante, algo que não vemos muito aqui no Brasil”
Filipe Ferraz, técnico do Cruzeiro
O treinador celeste ainda fez questão de destacar o grupo A, que conta com o Praia Clube, Cucine Lube Civitanova-ITA, Al Ahly-EGI e Foolad Sirjan Iranian-IRA. Filipe Ferraz ainda frisou que a “grande chance” do Cruzeiro é estar entre os quatro melhores, indo à semifinal.
“No outro grupo, está o italiano Civitanova, que também é um time fortíssimo. Tem também o Praia, que está crescendo muito sob o comando do Magoo. É o anfitrião e terá a torcida a seu favor. E completam o grupo o outro time do Irã e o do Egito. Eu vejo o Cruzeiro com grande chance de estar entre os quatro semifinalistas, e vamos brigar, jogo a jogo”, concluiu Filipe Ferraz.
Cruzeiro no Mundial: tabela de jogos
O Cruzeiro integra o Grupo B, ao lado de Trentino Itas-ITA, Shahdab Yazd-IRN e Ciudad Voley-ARG. Poderá enfrentar o Praia Clube, outro representante brasileiro, apenas nas fases finais.
- 10/12 – Cruzeiro x Ciudad Voley-ARG – 20h30 – Arena Sabiazinho, em Uberlândia
- 11/12 – Praia Clube x Cucine Lube Civitanova – 17h – Arena Sabiazinho, em Uberlândia
- 12/12 – Trentino Itas-ITA x Cruzeiro – 20h30 – Arena Sabiazinho, em Uberlândia
Se encerrar a primeira fase como primeiro ou segundo colocado, o Cruzeiro avança à semifinal, que será disputada no sábado (14/12). As finais e a disputa pelo terceiro lugar estão marcadas para domingo (15/12).