Alívio completo! O Cruzeiro contou vitória preciosa do Ciudad Voley-ARG sobre o Shahdab Yazd-IRA, por 3 sets a 1, e se classificou à semifinal do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. Argentinos e iranianos mediram forças nesta sexta-feira (13/12), na Arena Sabiazinho, em Uberlândia, pela terceira rodada do Grupo B do torneio intercontinental.
Nessa quinta-feira, o Cruzeiro até bateu o Trentino. No entanto, o resultado (3 sets a 2) não foi suficiente para garantir a classificação ao mata-mata sem depender de outra equipe – a Raposa tinha que fazer 3 sets a 0. Sendo assim, os atletas cruzeirenses saíram de quadra torcendo pelos argentinos. Qualquer vitória do Ciudad Voley os colocaria na semifinal, assim como triunfo do Shahdab Yazd por 3 sets a 2.
O Cruzeiro, é claro, tinha esperança de avançar, mas, ao mesmo tempo, sabia da dificuldade pela campanha dos dois times no Mundial. Os argentinos entraram para o último desafio em quarto lugar da chave, sem vitórias, pontos e chance de classificação. Os iranianos, por sua vez, surpreenderam ao derrotar a Raposa e, em terceiro, com três tentos, dependiam apenas de si para passar de fase.
Fato é que os números não entraram em quadra, e o secador celeste funcionou. O Ciudad Voley errou menos e venceu os dois primeiros sets da partida com o Shahdab Yazd, o que garantiu o Cruzeiro na eliminatória. Os iranianos ensaiaram reação e levaram a quarta etapa. No entanto, não mantiveram o ritmo e viram os argentinos fecharem. Viva no Mundial, a Raposa vai, agora, buscar o quinto título da competição.
Cruzeiro na semifinal do Mundial
Em segundo do Grupo B, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota), o Cruzeiro jogará a semifinal contra o Foolad Sirjan-IRA, líder do Grupo A. O duelo está marcado para este sábado (14/12), às 13h30, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia.
Ciudad Voley x Shahdab Yazd
Técnico do Ciudad Voley, Hernan Josue Ferraro escalou Gustavo Maciel, Demian Javier Gonzalez, Mauro Zelayeta, Rodrigo Soria, Jonas Ponzio, Fausto Diaz (no lugar de Facundo) e Damian Zalcman. Rahman Mohammadirad, comandante do Shahdab Yazd, entrou com Masoud Gholami, Amir Ghafour, Salim Cheperli, Javier Octavio Rojas, Ilshan Davoodipour, Usman Faryad Ali e Mohammadreza Moazzen.
As equipes fizeram primeiro set equilibrado. Por vezes, alternaram na liderança do placar e ficaram próximos nas estatísticas. Pode-se dizer que levou a melhor o time que errou menos, o Ciudad: 25 a 23. Os argentinos, além de se sobressaírem no ataque (11 a 10), contaram com 11 falhas dos rivais, que se postaram melhor nos bloqueios (4 a 2).
O desenho da segunda etapa foi parecido. Em desvantagem nos pontos de saque e nos ataques, o Ciudad Voley recorreu ao bloqueio e, mais uma vez, aos erros do Shahdab Yazd para repetir o placar (25 a 23), fechar o segundo set e colocar o Cruzeiro na semifinal do Mundial.
O Shahdab Yazd acordou para o terceiro set e voltou melhor. Usou o saque potente para marcar pontos importantes e desestabilizar o passe adversário. O Ciudad Voley, um pouco perdido, entrego 11 tentos aos adversários e facilitou a vitória mais tranquila da partida por 25 a 17.
A quarta etapa foi, mais uma vez, parelha. Desconcentrado, o Shahdab Yazd não mostrou encaixe e deu margem para os argentinos escaparem no placar. Assim fizeram. Marcaram 25 a 18 e venceram a primeira partida do Mundial justamente no jogo de despedida.