O Praia Clube inicia amanhã a trajetória rumo ao sonhado título inédito do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei. Contudo, embora na teoria a caminhada comece na terça-feira (9/12), a partir das 10h, contra o Zamalek, na prática a competição já “começou” para o elenco aurinegro, que se prepara intensamente para a disputa.
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o técnico português Rui Moreira destrinchou os bastidores do planejamento da equipe para o torneio de tiro curto, que será inteiramente disputado no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, entre os dias 9 e 14 de dezembro.
Único representante mineiro no Mundial, o Praia se classificou por ser o atual campeão do Sul-Americano. O outro time brasileiro que disputará o Mundial é o Osasco, campeão da última Superliga, que participará por ser o anfitrião da competição.
O preparo para um torneio intenso de tiro curto
Rui explicou ao No Ataque que aproveitou a semana livre da equipe – o último jogo foi a vitória por 3 sets a 0 sobre o Barueri, no dia 28 de novembro (sexta-feira) – para acostumar as jogadoras com o ritmo que elas devem encontrar no Mundial e com os horários das partidas da fase de grupos – duas serão às 10h e uma será às 13h30.
“Nas semanas anteriores, ainda tivemos jogos da Superliga e tivemos que pensar em cumprir nossos objetivos no campeonato. Mas principalmente a nível físico já temos alguma preocupação de ter aqui um crescimento físico para chegarmos bem ao mundial, porque é muito exigente fisicamente, são três jogos consecutivos, um dia de descanso e, se passarmos para a semifinal, mais dois jogos consecutivos. Então, precisamos estar muito bem fisicamente para conseguirmos chegar bem”, iniciou.
“Conseguimos ter uma semana limpa de preparação, não tivemos jogos da Superliga e, para além da preparação para os adversários, especialmente os dois primeiros, o Zamalek e o Orlando, nõs tivemos uma preocupação com o ajuste das rotinas das atletas. Vamos jogar os dois primeiros jogos às 10h e o terceiro às 13h30, então era muito importante rotinarmos o time para acordar muito cedo, mudas as rotinas das refeições, do café da manhã, preparar-se para saltar de manhã.”
Rui Moreira, em entrevista exclusiva ao No Ataque
“Então, nós nesta semana pensamos nisso. Segunda, terça e quarta, três dias treinando de manhã, muito cedo, com saltos, treino com intensidade, treino tático para adaptar o corpo a essa a essa rotina e esses estímulos. Depois, descansamos, fizemos uma quebra ontem e agora vamos para mais dois dias com o treino um pouco mais tarde para simular o terceiro dia da fase de grupos ou eventualmente uma semifinal ou os jogos do último dia (final ou disputa de terceiro lugar. Foi a nossa principal preocupação”, explicou Rui.
Estudo dos adversários
Rui Moreira explicou ao No Ataque que a comissão técnica já tem recolhido informações sobre todos os adversários da fase de grupos do Mundial – especialmente o Zamalek e o Orlando Vakyries, adversários nos dias 9/12 (terça-feira) e 10/12 (quarta-feira).
“Já estamos recolhendo alguma informação também sobre o Conegliano, mas principalmente os dois primeiros . E estamos trabalhando em cima disso, para conseguirmos passo a passo passar esta fase de grupos e depois pensar nos jogos seguintes”, contou o português.
Praia chega ‘em alta’ ao Mundial
Perguntado sobre a expectativa para o Mundial, Rui deixou claro que, em primeiro lugar, espera que o cresicmento coletivo da equipe continue. O Praia passou por fase ruim no início da Superliga, mas conseguiu se recuperar nos jogos anteriores ao torneio internacional e chegará embalado com quatro vitórias seguidas na Superliga, com 100% de aproveitamento na pontuação e só uma parcial seguida – 3 sets a 0 sobre Bauru, Sorocaba e Barueri; 3 sets a 1 sobre o Mackenzie.
Antes disso, o time havia sofrido três derrotas consecutivas para times postulantes aos primeiros lugares do campeonato nacional – perdeu por 3 sets a 0 para o Flamengo e para o arquirrival Minas, e por 3 sets a 1 ara o Fluminense.
“Primeiro, temos que continuar um crescimento coletivo. Não iniciamos bem a temporada, mas demos uma resposta muito boa contra o Bauru em casa. O time está diferente, melhor, com uma energia boa, mais consistente e capaz de cumprir as ideias propostas no plano de jogo. Hoje, é um time melhor do que era há duas, três, quatro semanas atrás. Precisamos dar continuidade a isso, porque não ainda não estamos perto do potencial que podemos e queremos atingir no final da temporada.”
Rui Moreira, em entrevista exclusiva ao No Ataque
“Então, esta competição contra times com formas de jogar diferentes, com menos tempo para preparar os jogos, cada jogo é uma final, porque pode significar a passagem ou não para uma fase seguinte. Exige que nós estejamos bem e como continuamos a crescer eh dia a dia”, continuou Rui, que reafirmou: ” A primeira expectativa é essa, continuar a crescer coletivamente, individualmente, a subir o nosso nível de jogo e a apresentar qualidade e performance boas”.
Rui admite ‘favoritismo’ inicial
“O segundo ponto, mais relacionado com os resultados esportivos, temos que pensar jogo a jogo, porque somos favoritos no primeiro jogo, não escondemos isso. Mas é sempre um ‘jogo um’, um jogo de início na competição, há um nervosismo, o outro time, por não ter tanta responsabilidade, joga sem obrigação e muitas vezes transcende elevam seu nível de jogo. Então, é um jogo em que temos muita responsabilidade. Temos que pensar nele primeiro, antes do jogo dois”, iniciou Rui.
“Chegando ao jogo dois, temos que estar muito bem, (o Orlando) é um time bom, não é o time mais difícil do grupo, mas é onde eventualmente podemos discutir uma passagem do grupo. Então, esses dois primeiros jogos são muito importantes, mas precisamos pensar neles dia a dia”, continuou.
E a expectativa para enfrentar o Conegliano?
O terceiro e último jogo do Praia na fase de grupos é contra o atual campeão mundial, o Conegliano, gigante da Itália que tem time estrelado comandado pela ponteira brasileira Gabi Guimarães, capitã da Seleção e considerada por muitos a melhor jogadora do planeta.
“Depois, vem um terceiro dia contra o Conegliano, que hoje, se não for a melhor equipa do mundo, é uma das melhores equipas do mundo, eh e é um jogo onde nós, para nos batermos, temos que nos transcender. Neste momento, estamos pensando no jogo um e as expectativas são essas, chegar bem, jogar bem, continuar crescendo coletivamente, ganhá-lo. Depois, ganhar o segundo. Depois de ganhar o segundo, garantindo o avanço para a semifinal, então usar o jogo três para tentar ganhar, obviamente, mas para crescermos coletivamente.”
Rui Moreira
Expectativa de final?
O Praia Clube jamais terminou o Mundial de Clubes no pódio. Ao No Ataque, Rui deixou clara a ambição de conquistar uma medalha inédita para ele e para a equipe uberlandense.
“Passando a uma semifinal, temos a ambição de tentar lutar por uma medalha ou pelo acesso à final, um acesso que nós ainda não sabemos contra quem será, porque depende do outro grupo. Mas, se não for possível, pelo menos tentar trazer uma medalha inédita para o clube, que ainda não não a tem. Isso também faz parte dos nossos objetivos da temporada. Agora, isso é o último dia. Nós hoje temos que pensar no nosso jogo 1.”
Rui Moreira, em entrevista exclusiva ao No Ataque
Tabela do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei: datas e horários dos jogos
Rodada 1 – terça-feira (9/12)
- Praia Clube x Zamalek (EGI) – às 10h
- Conegliano (ITA) x Orlando Vakyries (EUA) – às 13h30
- Zhetysu (CAZ) x Scandicci (ITA) – às 17h
- Osasco x Alianza Lima (PER) – às 20h30
Rodada 2 – quarta-feira (10/12)
- Praia Clube x Orlando Vakyries (EUA) – às 10h
- Zhetysu (CAZ) x Alianza Lima (PER) – às 13h30
- Conegliano (ITA) x Zamalek (EGI) – às 17h
- Osasco x Scandicci (ITA) – às 20h30
Rodada 3 – quinta-feira (11/12)
- Zamalek (EGI) x Orlando Vakyries (EUA) – às 10h30
- Conegliano (ITA) x Praia Clube – às 13h30
- Scandicci (ITA) x Alianza Lima (PER) – às 17h
- Osasco x Zhetysu (CAZ) – às 20h30
Semifinais – sábado (13/12)
- Líder de um dos grupos x vice-líder do outro grupo – às 13h
- Líder de um dos grupos x vice-líder do outro grupo – às 16h30h
Disputa de 3º lugar – domingo (14/12)
- Perdedor da semi 1 x perdedor da semi 2 – às 13h
Final – domingo (14/12)
- Vencedor da semi 1 x vencedor da semi 2 – às 16h30