O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, morreu nesta quarta-feira (31/5), aos 89 anos. O dirigente estava afastado do cargo desde fevereiro por causa d problemas de saúde. Ele faleceu em casa, em Maceió.
“Com imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol comunica o falecimento de seu presidente, Walter Pitombo Laranjeira, o Toroca, aos 89 anos. Foi uma vida inteira de amor ao esporte, principalmente ao voleibol. Uma trajetória de realizações e dedicação, que ficará marcada na história do esporte nacional”, publicou a entidade.
“É um dia muito triste para o voleibol brasileiro, que perde um líder, uma referência. Eu, particularmente, perco um dos maiores amigos que tive na vida. É difícil encontrar palavras para descrever o Toroca, uma pessoa especial, inteligente, leal. Um amigo e parceiro, dedicado ao esporte e à família”, declarou Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.
Trajetória de Toroca no vôlei
Toroca foi jogador, técnico e dirigente de vôlei. Ele comandou a Federação Alagoana de Voleibol por mais de três décadas e presidiu a CBV de 1995 a 1997, retornando ao cargo em 2014.
O dirigente foi reeleito como presidente da CBV pela primeira vez em 2017 e conseguiu o último mandato em 2021, com o ex-treinador Radamés Lattari como vice.
Com Toroca na presidência, o Brasil conquistou sete medalhas olímpicas (três ouros, três pratas e um bronze). Ele também teve quatro mandatos como vereador de Maceió, ocupando o posto de presidente da Câmara por duas vezes.