LIGA DAS NAÇÕES DE VÔLEI FEMININO

Brasil na Liga das Nações de Vôlei Feminino: jogos, datas e horários da 2ª semana

Brasília sediará jogos da Seleção Brasileira contra República da Coréia, Sérvia, Alemanha e Estados Unidos; Técnico José Roberto fez nova convocação
Foto do autor
Compartilhe

A Seleção Brasileira de vôlei feminino desembarcou em Brasília neste sábado (10/6) para competir na segunda semana da Liga das Nações de Vôlei (VNL), que acontece entre os dias 13 e 18 de junho. Saiba horários, datas e outras informações sobre os jogos do Brasil.

Nesta terça-feira (13), começa a segunda semana da Liga das Nações de Vôlei Feminino. Os jogos da Seleção Brasileira serão em Brasília. Hong Kong, na China, também sediará partidas de outras equipes nesta fase do torneio.

O Brasil ainda não venceu a VNL e espera acabar com a ‘maldição’ do vice-campeonato nesta temporada – foi segundo colocado em 2019, 2021 e 2022. Além do troféu, a Seleção almeja conquistar bons resultados para se manter entre as primeiras no ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

A boa colocação pode ser importante para garantir vaga na Olimpíada de 2024, em Paris, caso o acesso não seja alcançado pelo Pré-Olímpico, que será disputado entre 16 e 24 de setembro. Atualmente, o Brasil ocupa a primeira posição no ranqueamento.

Formato da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O torneio é disputado por 16 equipes e composto por duas fases: a preliminar e as finais. No primeiro momento, as seleções disputam 12 jogos – quatro por semana. As sete melhores avançam às quartas de final. Os Estados Unidos, anfitriões das finais, se classificam automaticamente.

As partidas da primeira fase serão disputadas em Antalya (Turquia), Nagoya (Japão), Hong Kong (China), Brasília (Brasil), Suwon (Coréia do Sul) e Bangkok (Tailândia). Arlington, nos Estados Unidos, sediará a fase final, duelos mata-mata, entre os dias 12 e 16 de julho.

Campanha brasileira

O Brasil estreou na Liga das Nações com derrota para a China por 3 sets a 2. Na sequência, a Seleção se recuperou e venceu as três partidas seguintes: contra Países Baixos (3 sets a 0), República Dominicana (3 sets a 1) e Croácia (3 sets a 0). 

Ao fim da primeira semana, o Brasil ocupa a quinta posição da da classificação, com 10 pontos. Polônia, China, Estados Unidos e Turquia são as quatro primeiras colocadas. 

Convocadas para a segunda semana

O técnico José Roberto Guimarães levará as seguintes atletas para a segunda semana da Liga das Nações:

  • Levantadoras: Macris e Roberta;
  • Opostas: Lorrayna e Rosamaría;
  • Ponteiras: Gabi, Julia Bergmann, Pri Daroit e Maiara Basso;
  • Centrais: Thaísa, Carol, Diana e Lorena; e
  • Líberos: Nyeme e Natinha.

As novidades em relação à primeira convocação são a presença da levantadora Roberta, da oposta Lorenne, das ponteiras Rosamaria e Pri Daroit, da central Thaísa e da líbero Nyeme.

Ana Cristina e Gabi, ponteiras, viajaram até Brasília, mas não entrarão em quadra. Ana Cristina lesionou o menisco do joelho direito durante treino nesta segunda-feira (12/6) e Gabi está com um desconforto no joelho esquerdo e será poupada para as próximas semanas. 

Próximas partidas do Brasil

  • 14 de junho – Brasil x República da Coreia – 21h – Brasília, Brasil;
  • 15 de junho – Brasil x Sérvia – 21h – Brasília, Brasil;
  • 17 de junho – Brasil x Alemanha – 14h – Brasília, Brasil;
  • 18 de junho – Brasil x EUA – 10h – Brasília, Brasil;
  • 28 de junho – Brasil x Itália – 10h30 – Bangkok, Tailândia;
  • 29 de junho – Brasil x Canadá – 7h – Bangkok, Tailândia;
  • 30 de junho – Brasil x Turquia – 10h30 – Bangkok, Tailândia; e
  • 2 de julho – Tailândia x Brasil – 10h30 – Bangkok, Tailândia.
Compartilhe