O Brasil foi eliminado na Liga das Nações Feminina de Vôlei ao ser derrotado pela China por 3 sets a 1, em Arlington, nos EUA, na tarde desta quinta-feira (13/7). A Seleção deu adeus ao torneio nas quartas de final e precisará adiar a busca pelo título para o próximo ano. Pela primeira vez na história da VNL, o Brasil não disputará a semifinal.
O jogo
A Seleção Brasileira começou o confronto com a China pelas quartas de final da Liga das Nações de forma insegura.
No início do primeiro set, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães chegou a tomar a frente do placar, mas não foi consistente o suficiente para construir uma possível vantagem. Em questão de minutos, a China reverteu, não permitiu que a Seleção virasse e fechou o primeiro set em 25 a 21.
No começo do segundo set, o torcedor brasileiro pensou, por alguns instantes, que sairia vitorioso. Mas a esperança não durou muito tempo. A Seleção até se aproximou no placar, mas não teve gás para empatar e viu a China encerrar a etapa por 25 a 20.
A história parecia se repetir no terceiro set, até a entrada de Tainara. A oposta liderou a reação do Brasil, juntamente com Gabi Guimarães e Macris. A levantadora fechou o set com dois pontos de ace: 25 a 20.
O quarto set ficou marcado pelo revezamento na liderança do placar. A vitória era imprescindível para a Seleção Brasileira. Mas, mesmo com a evolução de Gabi e Thaísa e a paridade da partida, a China deu fim ao jogo: 25/23
Estatísticas da partida
Os números da partida revelam o que foi crucial para a derrota do Brasil: os próprios erros e a ineficácia do bloqueio.
A China pontuou 30 vezes em erros do Brasil. Já a Seleção, 15.
A Seleção marcou pontos de bloqueio em apenas seis oportunidades, enquanto a China pontuou em 15.
Thaísa foi a maior pontuadora e terminou a partida com 18 pontos. Gabi apareceu em segundo. A capitã da Seleção pontuou 17 vezes.
O Brasil fez 60 pontos de ataque e a China, 49.
Próximos passos da Seleção Brasileira
Após a eliminação na Liga das Nações, a Seleção Brasileira foca no Pré-Olímpico, que acontece em setembro. O torneio dá seis vagas à Olimpíada de 2024, em Paris.
Caso o Brasil não se classifique pelo Pré-Olímpico, a outra opção é o ranqueamento da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). As cinco equipes melhores posicionadas no ranking mundial após o fim da Liga das Nações de 2024 viajarão à França.
Próximo compromisso da China
A China, comandada pelo técnico Bin Cai, vai encarar a Polônia na semifinal da Liga das Nações. O jogo será em 15 de julho, no próximo sábado, às 18h.