Neste sábado (22/7), a Polônia venceu o Japão por 3 sets a 1, com parciais 19/25; 28/25; 25/17 e 25/21. Com a vitória, os poloneses conquistaram uma das vagas na final da Liga das Nações Masculina de Vôlei. A partida foi disputada Gdansk, na Polônia.
Agora, a Polônia aguarda o adversário na briga pelo título. Às 15h deste sábado, Estados Unidos e Itália duelam pela segunda vaga na decisão.
O jogo
O Japão começou vencendo o primeiro set com tranquilidade. Dominando a Polônia, assumiu a vantagem no placar e venceu os poloneses por 25 a 19.
O segundo embate ficou marcado pelo equilíbrio. Apesar da pequena vantagem da Polônia, que teve a chance de fechar o set algumas vezes, o Japão bateu de frente e também teve chance de ficar com o set. Por fim, vitória dos poloneses.
No terceiro set, mais uma vez vitória da Polônia, que dominou o confronto para virar a partida. No último set, mais uma vitória dos poloneses e vaga na final garantida.
Destaque da partida
Com 23 pontos, Wilfredo Leon foi o grande destaque da partida pelo lado da Polônia. Yuki Ishikawa, com 22, foi a grande referência japonesa na partida.
Campanha da Polônia
Mesmo com a vaga no mata-mata garantida, a Polônia avançou em terceiro lugar, com 25 pontos. Na primeira fase, teve o mesmo número de vitórias e derrotas que o adversário da semifinal. Venceu os jogos contra França, Irã, Bulgária, Alemanha, Holanda, Itália, Eslovênia, Brasil, Canadá e Japão e perdeu para Sérvia e EUA.
Na quartas de final, a equipe treinada por Nikola Grbic eliminou o Brasil por 3 sets a 0. Agora, vencendo o Japão, chega à final para brigar pelo título inédito na competição.
O melhor resultado da Polônia na VNL foi o segundo lugar em 2021.