A Copa Pan-Americana será jogada entre 13 e 31 de agosto, no México. O torneio é uma parceria entre a Confederação de Voleibol da América do Norte, Central e Caribe (Norceca) e a Confederação Sul-Americana de Vôlei (CSV). A competição é classificatória para os jogos Pan-Americanos, que serão disputados entre 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile.
O elenco da Seleção Brasileira será diferente do habitual. O técnico que vai liderar a equipe é Carlos Schwanke, auxiliar de Renan dal Zotto. Os 14 atletas por ele convocados têm média de idade de 22 anos – alguns jogaram o Mundial Sub-21 e fizeram boa campanha na Superliga.
A mudança se deve pelo fato de que, durante os jogos da Copa Pan-Americana, Renan e outros atletas estarão em treinamentos para disputar o Sul-Americano e o Pré-Olímpico.
Convocados para a Copa Pan-Americana
- Levantadores: Brasília (26 anos) e Mateus Bender (20 anos);
- Ponteiros: Arthur Bento (19 anos), Lukas Bergmann (19 anos), Maicon Santos (19 anos), Marcus Vinicius (22 anos) e Victor Birigüi (24 anos);
- Opostos: Darlan (21 anos) e Oppenkoski (20 anos);
- Centrais: Cledenilson (25 anos), Geovane Kuhnen (22 anos), Pietro (22 anos) e Thiery (20 anos);
- Líbero: Alê Elias (25 anos).
Jorge Bichara, diretor técnico da CBV, explicou a relação de jogadores mais novos: “A disputa da Copa Pan-Americana é mais um passo no trabalho de transição e formação das novas gerações realizado pela CBV. Teremos uma equipe formada por jogadores mais jovens, alguns inclusive com passagem pela equipe adulta, que vão ampliar sua experiência internacional… Nosso objetivo é realizar um trabalho coordenado e unificado, com troca constante entre as comissões técnicas adulta e de base”.
Alê Elias, Darlan, Brasília e Victor já foram convocados para a Seleção adulta.