A Seleção Brasileira derrotou o Peru por 3 sets a 0 e, com uma rodada de antecedência, sagrou-se campeã do Sul-Americano. O título significa a manutenção do favoritismo brasileiro. Em 35 edições do torneio, subiu no lugar mais alto do prédio 23 vezes – a 15ª consecutiva.
Além do Brasil, apenas o Peru conquistou o campeonato – em 12 oportunidades.
O jogo
Mais uma vez, como de costume no Sul-Americano, o Brasil venceu sem dificuldades. No início da partida, Thaisa, com o aproveitamento positivo no ataque, comandou a postura agressiva. Júlia Bergmann fechou a primeira parcial – 25 a 14.
O Peru começou o segundo set na frente – chegou a abrir dois pontos. A vantagem, entretanto, não foi construída. O Brasil reverteu o placar em instantes. A levantadora Macris, que tem ficado no banco por conta de dores nas costas, entrou no fim do set e foi aplaudida pelo público presente no Geraldão – ginásio localizado em Recife, capital de Pernambuco.
Com destaque para o bloqueio, a Seleção conquistou a segunda parcial – 25 a 18. Em menos de 48 minutos, a equipe comandada por José Roberto Guimarães estava com as mãos no título.
O terceiro e último set evidenciou ainda mais o favoritismo brasileiro. A Seleção fechou a partida com 16 pontos de vantagem. Além de ser eficiente, a equipe contou com a desorganização das adversárias – erros de levantamento, recepção e ataque. O placar da última parcial terminou em 25 a 9.
Com 17 pontos, a central Thaisa foi a maior pontuadora da partida. Após o jogo, a atleta agradeceu o apoio da torcida e frisou o último jogo do torneio: “Não saímos ainda completamente satisfeitas porque precisa ganhar amanhã”.
Carol, também central da Seleção, mencionou a Colômbia e expressou os sentimentos em relação à vitória: “Sabemos que ainda temos a Colômbia amanhã. Vai ser um jogo interessante para a gente buscar essa consistência como time. Estamos muito felizes de jogar aqui no Recife, com essa torcida maravilhosa”.
A jogadora também adiantou o tema Pré-Olímpico: “Depois da Liga das Nações, a gente teve um tempinho de folga, uma preparação boa em Saquarema. A gente sabia que esses jogos seriam muito importantes para nosso Pré-Olímpico. Lá vão ser sete jogos em nove dias. Então é bem pesado. Mas estamos nos preparando bem. Acho que o time está super bem também. A energia está muito boa para a gente chegar lá e classificar para a Olimpíada”.
Classificação momentânea do Sul-Americano
- 1. Brasil – 9 pontos – 3 jogos – 3 vitórias – 9 sets vencidos e nenhum perdido;
- 2. Argentina – 9 pontos – 4 jogos – 3 vitórias – 1 derrota – 9 sets vencidos e 4 perdidos;
- 3. Colômbia – 6 pontos – 3 jogos – 2 vitórias – 1 derrota – 6 sets vencidos e 4 perdidos:
- 4. Peru – 0 pontos – 3 jogos – 0 vitórias – 3 derrotas – 2 sets vencidos e 9 perdidos;
- 5. Chile – 0 pontos – 3 jogos – 0 vitórias – 3 derrotas – nenhum set vencido e 9 perdidos.
Próxima partida do Brasil no Sul-Americano
Para fechar a participação no Sul-Americano com chave de ouro, a Seleção Brasileira encara a Colômbia nesta quarta-feira (23/8), a partir das 20h30.
- 23/8 (quarta-feira) – Brasil x Colômbia – 20h30 – Recife (PE).
Pré-Olímpico
Depois da partida contra a Colômbia, a Seleção Brasileira concentra as forças na disputa do Pré-Olímpico, que será jogado entre 15 e 24 de setembro, em Tóquio, no Japão.
O campeonato dá vaga à Olimpíada de Paris, em 2024.