Já campeã do Sul-Americano desde a penúltima rodada, a Seleção Brasileira derrotou a Colômbia por 3 sets a 0. Com a vitória tranquila, as jogadoras comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães se despediram do torneio com 100% de aproveitamento – quatro vitórias, 12 sets vencidos e nenhum perdido.
O jogo
Uma sequência de empates caracterizou o início do primeiro set. No entanto, a Seleção Brasileira entrou no ritmo da partida e fechou a parcial com vantagem de seis pontos – 25 a 19. Tainara e Gabi foram as principais pontuadoras do primeiro set – cinco acertos para cada.
De forma surpreendente, o 24º ponto foi marcado pela líbero Nyeme. A atleta não recepcionou bem o saque rival e viu a bola voltar para a quadra colombiana. Por sorte, a jogadora rival errou o tempo e a redonda tocou o chão.
Na segunda parcial, o confronto foi mais equilibrado. A Seleção pecou algumas vezes e, por isso, demorou mais para fechar o set por 25 a 22.
O Brasil permaneceu superior no terceiro set e contou com o erro da adversária para fechar o placar em 25 a 19.
Campanha brasileira
No Sul-Americano, o Brasil não experimentou a derrota. Além de ter vencido as quatro partidas que disputou, não perdeu sequer um set. O placar favorável foi o mesmo em todos os jogos: 3 sets a 0.
No primeiro confronto, venceu o Chile. Em seguida, o alvo foi a Argentina. Na última terça-feira (22/8), deixou o Peru para trás e, para encerrar a participação no campeonato, derrotou a Colômbia.
Próximo compromisso da Seleção Brasileira
Agora, a Seleção Brasileira concentra todas as forças na disputa do Pré-Olímpico. O torneio que dá vaga à Olimpíada de Paris, em 2024, será jogado entre 15 e 24 de setembro, em Tóquio, no Japão.