A temporada 2023/2024 do vôlei feminino brasileiro já está batendo à porta. Um dos principais candidatos à conquista da Superliga, o Minas já se prepara para o novo calendário de competições, que começa em 7/10, com a disputa da Supercopa. O torneio colocará frente a frente a equipe de Belo Horizonte, atual campeã da Copa Brasil, e o Praia Clube, dono do título da Superliga.
Jogadoras da equipe minas-tenista revelaram ao No Ataque as principais metas e expectativas para a temporada.
Capitã do time, a central Carol Gattaz destacou a importância da manutenção do elenco e dos reforços.
“A expectativa é sempre a melhor possível. Neste ano, mais do que nunca. A equipe do Minas veio com reforços, e a base foi mantida, o que é o mais importante, para continuar o trabalho que vinha sendo feito. Nossa equipe vai estar super preparada, o Nicola (Nigro, treinador do time feminino), a comisão técnica toda vai trabalhar muito com a gente e tenho certeza que vamos dar ótimos frutos nesta temporada”, afirmou a atleta de 34 anos, que renovou o contrato até o fim de 2024.
Pelos lugares mais altos do pódio
Jogadora mais jovem do Minas e de toda a Superliga, a central Giovana, de 15 anos, destacou que a exigência é alta, e os resultados têm que ser altos também: “Expectativa é sempre os lugares mais altos do pódio, a melhor colocação possível, porque a gente trabalha muito para isso. Temos que buscar o melhor, sempre o primeiro lugar, por esta camisa que tem tanto peso”.
Lenda do vôlei brasileiro, a central Thaisa ressaltou que quer superar o seu desempenho de 2022/2023.
“Quero fazer algo a mais do que fiz na temporada passada, contribuir ainda mais. Vou dar meu máximo. Espero que a gente traga mais títulos, chegar a todas as finais e se possível com o ouro”, afirmou a atleta, que venceu o Sul-Americano de Vôlei pela Seleção Brasileira nessa terça-feira (22/8).
Bicampeã olímpica pelo Brasil, Thaisa ressaltou que o primeiro objetivo é reunir o elenco completo para o início dos treinamentos visando o começo da temporada: “A primeira meta é juntar todo o time para conseguir treinar. Vai ser em cima da hora por conta das seleções”.
Jogadoras do Minas na Seleção
O Minas teve quatro representantes na equipe da Seleção Brasileira que venceu o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, no Recife, nessa quarta-feira (23/8).
As atletas minas-tenistas Pri Daroit (ponteira), Nyeme (libero) Kisy (oposta) e Thaisa (central) foram muito bem ao longo da competição. As três últimas, inclusive, receberam prêmios individuais em suas posições – destaque para Nyeme, que foi eleita a melhor líbero do campeonato.
O Minas em 2022/2023
Na temporada passada, a equipe minas-tenista conquistou dois títulos e chegou a cinco das seis finais possíveis.
O Minas levou os troféus do Campeonato Mineiro e da Copa Brasil. Na Superliga, bateu na trave: perdeu a final para o Praia Clube.
No Sul-Americano, a história se repetiu: o time de Belo Horizonte foi vice-campeão, enquanto a equipe de Uberlândia levantou a taça.
O Minas também foi vice da Supercopa – perdeu a final para o Sesi Bauru.
A única competição da temporada 2022/2023 que a equipe feminina minas-tenista não chegou à decisão foi o Mundial de Clubes. O clube mineiro encerrou a competição na quarta posição, após perder a semifinal para o Conegliano, da Itália, e a decisão de terceiro lugar para o Eczacibasi, da Turquia.
Elenco do Minas para temporada 2023/2024
O Minas manteve a base da equipe da temporada 2022/2023 para o próximo calendário de competições, além de fechar com reforços pontuais.
O clube mineiro renovou o contrato de Carol Gattaz, Nyeme, Kisy, Pri Daroit, Larissa Fontese, Giovana Guimarães, Julia Kudiess, Yonkaira Peña e Luiza Vicente.
Além das extensões de vínculo, o Minas contratou as estadunidenses Jenna Gray e Annie Mitchem, e a brasileira Fran Tomazoni
Calendário do Minas na temporada 2023/2024
- 7 de outubro de 2023 – Supercopa Feminina
- 13 de outubro de 2023 a 6 de abril de 2024 – Superliga
- 13 a 17 de dezembro de 2023 – Mundial de Clubes
- 15 a 28 de janeiro de 2024 – Copa Brasil
- A definir – Campeonato Mineiro