Bicampeã olímpica com a Seleção Feminina de Vôlei, a central Fabiana Claudino, de 38 anos, compartilhou os desafios e as alegrias da maternidade. Ela e o marido, o cantor Vinícius de Paula – conhecido no mundo da música como ViniGram -, são pais do pequeno Asaf, de dois anos. A criança nasceu em 17 de abril de 2021 e transformou completamente a rotina do casal.
“A rotina muda completamente, seu corpo muda, as demandas são diferentes agora. O medo toma conta. Você se vê responsável por uma vida além da sua. Identificar as necessidades do bebê, especialmente através de seus choros, provou ser um desafio inicial”, declarou Fabiana, que abriu mão de estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, justamente para realizar o sonho de ser mãe.
Antes da chegada de Asaf, a vida do casal era marcada por uma rotina acelerada, com Fabi viajando para os jogos, e Vini ocupado com a carreira musical. Com a chegada do bebê, eles tiveram que reavaliar suas prioridades. Embora continuem com suas atividades, agora têm mais tempo de qualidade para passar com Asaf, optando por não contar com ajuda profissional.
No início, segundo Fabi, não havia estratégias definidas para lidar com a falta de sono e as demandas da maternidade e paternidade. Todavia, a jogadora de vôlei e o cantor contaram com apoio de familiares.
“Meu marido estava junto e comprometido, o que aliviou muito a demanda. Além disso, eu tive sorte, pois minha mãe esteve ao meu lado e dentro do possível, ela foi um pilar de força, amor e sustentação dos momentos de incerteza. Esse período é difícil e toda mãe sabe disso. Mas Vini e eu temos feito um bom trabalho com Asaf, ele é uma criança feliz e muito estimulada a sonhar, brincar e aprender”.
Fabiana Claudino
Tempo de qualidade com o filho
Sendo figuras públicas, ambos estão conscientes de que suas escolhas parentais são observadas de perto e podem ser alvo de julgamentos. “Temos nossas carreiras, mas não discutimos tempo de qualidade com nosso filho. Qualquer coisa sem importância não nos prende ou segura nossa atenção, esse tempo vai pro Asaf. Ter um filho e uma carreira é sim desafiador, mas conseguimos equilibrar isso da melhor forma. Todos os dias mulheres e homens provam que isso é possível, e nós não somos diferentes, nem nas dificuldades e nem nas alegrias”, declara Fabi.
Para os casais que desejam ter filhos pela primeira vez, Fabiana enfatiza a importância de construir uma rede de apoio sólida, seja com familiares, amigos ou profissionais de confiança. “É normal estar cansada, se permita sentir tudo. Maternidade é assunto tabu, precisamos mudar isso. Não é um mar de rosas, mas vale muito no final. Sejam corajosos, amorosos e pacientes, tudo vai dar certo!”.
Carreira do casal
Mineira de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Fabiana Claudino é atleta do Osasco Voleibol Clube. A central também representou Minas, Rio de Janeiro, Vôlei Futuro e São Paulo, além de experiências fora do país por Fenerbahçe, da Turquia, e Hisamitsu Springs, do Japão.
Na Seleção Brasileira, a jogadora de 1,94m ganhou dois ouros nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012 – além de sete edições do Grand Prix. Por clubes, sagrou-se campeã da Superliga de Vôlei em nove oportunidades.
Em junho de 2018, Fabiana se casou com Vinícius de Paula, o ViniGram, filho do cantor, apresentador e político Netinho de Paula. Assim como o pai, o músico de 31 anos interpreta canções de pagode romântico.