VÔLEI

Pré-Olímpico Feminino de Vôlei: o que o Brasil precisa para conquistar vaga em Paris?

Seleção Brasileira enfrenta o Japão pela última rodada do Grupo B neste domingo (24/9); brasileiras precisam vencer

Compartilhe
google-news-logo

A Seleção Brasileira ocupa a terceira colocação do Grupo B no Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, atrás de Turquia e Japão. Apenas as duas melhores de cada chave vão diretamente à Olímpiada de Paris em 2024. Mas nem tudo está perdido para as brasileiras.

Após vencer a Bélgica por 3 sets a 0 neste sábado (23/9), o Brasil chegou aos 14 pontos, um atrás do Japão, que perdeu para a Turquia, também neste sábado, por 3 sets a 1.

Com as turcas classificadas, a briga pela última vaga fica entre Brasil e Japão, que fazem confronto direto neste domingo (24/9), às 7h25 (horário de Brasília). Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, as brasileiras só dependem de si. Qualquer vitória verde e amarela dá o segundo lugar no grupo e a vaga nos Jogos Olímpicos para a Seleção Brasileira.

Leia também:

E o foco já está no confronto decisivo. “Temos que pensar no Japão para buscar a nossa classificação olímpica. Elas têm um time certinho. Vamos ter que sacar muito bem e ter muita paciência. Treinamos muito para esse momento e é hora de colocarmos em prática tudo que foi treinado. É uma velocidade de jogo completamente diferente”, disse Zé Roberto após a vitória deste sábado.

No Grupo B, Bélgica, Porto Rico, Argentina, Bulgária e Peru não têm chances de classificação.

Se o Brasil perder para o Japão, finalizará o Pré-Olímpico em terceiro na chave e passará a depender do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que distribuirá cinco das 12 vagas no torneio olímpico.

Campanha Brasileira no Pré-Olímpico

A Seleção Brasileira começou bem no torneio. Na primeira partida, dominou a Argentina e triunfou por 3 sets a 0 (25/17, 25/20 e 25/22). Em seguida, com a mesma tranquilidade, derrotou o Peru, também por 3 a 0 (25/14, 25/13 e 25/15).

Na madrugada de terça-feira (19/9), as brasileiras bateram a Bulgária no tie-break. A vitória sofrida rendeu apenas dois pontos, o que complicou a situação do time. No compromisso seguinte, 3 a 0 sobre Porto Rico (25/21, 25/15 e 25/9).

Na sexta (22/9), a Seleção sofreu a primeira derrota. Em meio ao luto pela morte da ex-jogadora Walewska, a equipe perdeu para a Turquia por 3 sets a 0. A recuperação veio neste sábado (23/9) com novo 3 a 0, desta vez em cima da Bélgica (25/18, 25/14 e 25/20).

Com 14 pontos, o Brasil ocupa a terceira posição no Pré-Olímpico, atrás do vice-líder Japão, com 15, e da primeira colocada Turquia, já assegurada em Paris’2024, com 18 pontos.

Compartilhe
google-news-logo