A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei garantiu vaga na Olimpíada de Paris 2024 neste domingo (24/9), após vencer o Japão, em Tóquio, por 3 sets a 2 no Pré-Olímpico. Após a classificação, a emoção tomou conta da quadra.
As brasileiras comemoraram muito e se emocionaram. Gabi, capitã do Brasil, destacou a resiliência da equipe e lembrou de Walewska Oliveira, ex-campeã olímpica que morreu na última quinta-feira. “Nossa emoção foi por isso (pela Walewska), a gente se comprometeu a lutar por ela e conseguir essa classificação para ela”, declarou ao fim da partida.
Na transmissão, Fabi, bicampeã olímpica e comentarista esportiva, também não conteve o choro. “Uma semana muito difícil para todos nós, as vezes é difícil manter o profissionalismo, a gente busca trazer a informação, ter lucidez na hora de falar, foi uma semana duríssima para o vôlei brasileiro, para o esporte brasileiro, né? Com a perda da Wal, e elas souberam ter tranquilidade, com orgulho, com sorriso”, disse.
Leia também:
- Veja a convocação do Brasil para o Pré-Olímpico Masculino de Vôlei
- Zé Roberto fala em momento muito duro com morte de Walewska: ‘Perdi uma filha’
Emocionada, Roberta foi além e destacou a coletividade do grupo para conquistar a vaga. “Sensação de ter feito o que a gente se compromete, a gente sabia que não seria fácil. A gente tem um grupo extremamente focado, a gente sabia que era difícil. Esse jogo aqui cansa mentalmente, eu estou muito feliz pela atitude e pela luta do time, não deixamos nenhum momento a vontade de chegar.”
Campanha Brasileira no Pré-Olímpico
A Seleção Brasileira começou bem no torneio. Na primeira partida, dominou a Argentina e triunfou por 3 sets a 0 (25/17, 25/20 e 25/22). Em seguida, com a mesma tranquilidade, derrotou o Peru, também por 3 a 0 (25/14, 25/13 e 25/15).
Na madrugada de terça-feira (19/9), as brasileiras bateram a Bulgária no tie-break. A vitória sofrida rendeu apenas dois pontos, o que complicou a situação do time. No compromisso seguinte, 3 a 0 sobre Porto Rico (25/21, 25/15 e 25/9).
Na sexta (22/9), a Seleção sofreu a primeira derrota. Em meio ao luto pela morte da ex-jogadora Walewska, a equipe perdeu para a Turquia por 3 sets a 0. A recuperação veio neste sábado (23/9) com novo 3 a 0, desta vez em cima da Bélgica (25/18, 25/14 e 25/20).
Por fim, neste domingo (24/9), encerrou sua participação com uma vitória em cima do Japão por 3 sets a 2: vaga nos Jogos Olímpicos garantida.