VÔLEI

Em jogo ‘lá e cá’, Brasil vence o Japão e garante vaga na Olimpíada de Paris 2024

Brasil venceu o Japão por 3 sets 2 e ficou com a segunda vaga do Grupo B no Pré-Olímpico; Japão irá depender do ranking
Foto do autor
Compartilhe

Neste domingo (24/9), a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conquistou a tão sonhada classificação para a Olimpíada de Paris 2024. As brasileiras enfrentaram o Japão num confronto direto pelo Grupo B do Pré-Olímpico, em Tóquio, no Japão, e venceu a disputa, ficando com a segunda vaga do grupo – a Turquia ficou com a primeira.

O jogo foi acirrado e “lá e cá” o tempo todo. A torcida japonesa fez pressão, mas o Brasil levou a melhor e ganhou por 3 sets a 2.

O jogo

A Seleção Brasileira abriu o confronto se impondo e mostrando segurança. E o embate foi bom, já que o Japão também se colocou para o jogo. Não à toa, o primeiro set ficou marcado por bons rallys e boas defesas. Ótimo desempenho do Brasil. Não à toa, as brasileiras levaram a melhor e fecharam o primeiro set em 25 a 21.

O segundo set foi mais tenso. O Japão dominou bem o início de disputa, abrindo sete pontos de frente. Aos poucos, as brasileiras encurtaram a diferença. Mas, as anfitriãs voltaram a abrir vantagem. Zé Roberto parou o jogo e orientou as jogadoras, que passaram a mostrar confiança e domínio em quadra.

Leia também:

Com uma sequência de pontos brasileiros, a diferença caiu para dois. Aí foi a vez do Japão se preocupar e parar duas vezes seguidas para tentar voltar para o jogo. A partir dali foi ponto a ponto, com as equipes se alternando na frente do placar. No entanto, apesar da bela reação brasileira, o Japão fechou o set em 25 a 22, com um ace.

O terceiro set começou equilibrado, e assim seguiu até o fim. Brasil e Japão se alternavam na frente do placar. Além dos bons rallys e defesas extraordinárias, ambas as equipes cometeram alguns erros. Inclusive, quase custou o set para as brasileiras.

As japonesas tiveram duas chances de fechar o set, mas Gabi chamou a responsabilidade e colocou duas bolas no chão para empatar e em seguida reverter o placar. Set point para o Brasil, e Júlia Bergmann, que cometeu alguns erros de recepção, marcou o último ponto para se redimir e fazer 27 a 25.

O quarto set foi do Japão. As donas da casa dominaram toda a disputa, e com ampla vantagem. Não à toa, fechou o set com 10 pontos de frente: 25 a 15. Um passeio das japonesas.

A disputa foi para o tie-break, o set olímpico para o Brasil. Com Pri Daroit decisiva, o Brasil dominou o Japão e abriu vantagem. As donas da casa até tentaram encostar, mas as brasileiras assumiram de vez a frente no placar, fechando o jogo em 15 a 10.

Destaques do jogo

Gabi foi o grande destaque do jogo. Decisiva, a ponta marcou 23 pontos. Pri Daroit também foi importante para o Brasil, especialmente no último set, sacando bem e decidindo quando exigida.

Pelo Japão, Kotona Hayashi e Sarina Koga marcaram 18 pontos cada uma.

Campanha Brasileira no Pré-Olímpico

A Seleção Brasileira começou bem no torneio. Na primeira partida, dominou a Argentina e triunfou por 3 sets a 0 (25/17, 25/20 e 25/22). Em seguida, com a mesma tranquilidade, derrotou o Peru, também por 3 a 0 (25/14, 25/13 e 25/15).

Na madrugada de terça-feira (19/9), as brasileiras bateram a Bulgária no tie-break. A vitória sofrida rendeu apenas dois pontos, o que complicou a situação do time. No compromisso seguinte, 3 a 0 sobre Porto Rico (25/21, 25/15 e 25/9).

Na sexta (22/9), a Seleção sofreu a primeira derrota. Em meio ao luto pela morte da ex-jogadora Walewska, a equipe perdeu para a Turquia por 3 sets a 0. A recuperação veio neste sábado (23/9) com novo 3 a 0, desta vez em cima da Bélgica (25/18, 25/14 e 25/20).

Por fim, neste domingo (24/9), encerrou sua participação com uma vitória em cima do Japão por 3 sets a 2: vaga nos Jogos Olímpicos garantida.

Compartilhe