O torneio feminino de vôlei da Olimpíada de Paris’2024 já conta com sete dos 12 participantes: França, Turquia, Sérvia, Polônia, Estados Unidos, Brasil e República Dominicana. Com essas confirmações, já é possível fazer uma projeção dos grupos dos Jogos Olímpicos.
Para a competição do ano que vem, serão formados três grupos com quatro participantes cada. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final.
O regulamento da Olimpíada prevê que o país-sede, no caso a França, seja o cabeça de chave número 1. Quem liderará a chave B será o líder do ranking mundial de vôlei feminino, que, no momento, é a Turquia. O segundo melhor, hoje os Estados Unidos, vai para o Grupo C.
A distribuição das vagas segue o formato serpentina, com o terceiro melhor do ranking entrando no Grupo C, o quarto, no B, e assim por diante.
A definição ocorrerá após a Liga das Nações de Vôlei (VNL) de 2024. Atualmente, a divisão dos grupos da Olimpíada ficaria da seguinte forma, de acordo com informações do site Web Vôlei, com base no ranking mundial.
GRUPO A
- França – garantida por ser sede do torneio
- Itália – entraria pelo ranking
- China – entraria pela cota da Ásia
- Quênia – entraria pela cota da África
GRUPO B
- Turquia – garantida após o Pré-Olímpico
- Sérvia – garantida após o Pré-Olímpico
- Polônia – garantida após o Pré-Olímpico
- Holanda – entraria pelo ranking
GRUPO C
- Estados Unidos – garantidos após o Pré-Olímpico
- Brasil – garantido após o Pré-Olímpico
- República Dominicana – garantida após o Pré-Olímpico
- Japão – entraria pelo ranking