VÔLEI

Em jogo emocionante, Brasil bate a República Tcheca e vence mais uma no Pré-Olímpico Masculino

Em virada emocionante no tie-break, Brasil venceu os tchecos por 3 a 2, no Maracanãzinho; Seleção Brasileira lidera Grupo A
Foto do autor
Compartilhe

Neste domingo (1º/10), a Seleção Brasileira enfrentou a República Tcheca pela segunda rodada do Grupo A do Pré-Olímpico Masculino de Vôlei. Em jogo duro e bem disputado no Maracanãzinho, deu Brasil. Com uma partida heroica de Darlan, os brasileiros conquistaram uma virada emocionante no tie-break: 3 a 2.

A disputa foi ponto a ponto até o fim, e a torcida vibrou a cada lance. No fim, o nome de Darlan foi ovacionado.

Essa foi a segunda vitória do Brasil no Pré-Olímpico rumo a Paris. Nesse sábado (30/9), a Seleção Brasileira bateu o Catar por 3 sets a 0, também no Maracanãzinho. Com cinco pontos, os brasileiros lideram o grupo A.

O jogo

Primeiro set de jogo duro no Maracanãzinho. O Brasil chegou a fazer o primeiro ponto e daí em diante tentou forçar os centrais adversários. Mas, a República Tcheca se impôs e não deixou os brasileiros abrirem vantagem. Ponto a ponto, os tchecos chegaram a abrir frente quase no meio do set, mas a Seleção Brasileira foi buscar e deixou tudo igual.

Quatro pontos seguidos depois, foi a vez do Brasil abrir pouca e importante vantagem. Com bom volume de jogo e contando com alguns erros adversários, os brasileiros mantiveram a frente no placar até quase o fim do set. No entanto, os tchecos não deixaram por isso e foram buscar. O set voltou a ficar ponto a ponto até a República Tcheca pegar frente e abrir a maior vantagem do set.

Renan Dal Zotto pediu dois tempos seguidos, mas não adiantou. Os tchecos fecharam o set por 25 a 22.

O segundo set foi completamente diferente. O Brasil se impôs logo de cara. Não à toa, chegou a abrir seis pontos de vantagem. Depois disso, só deu Brasil. Mesmo a República Tcheca tentando se colocar em jogo, não adiantou. Os tchecos até conseguiram diminuir a diferença, mas logo depois os brasileiros abriram ainda mais: nove pontos de frente.

Com uma atitude mais agressiva, os brasileiros passearam em quadra no segundo set, fechando em 25 a 16.

Leia também:

E o Brasil realmente entrou no jogo. Não à toa, o terceiro set seguiu a mesma premissa do segundo, com o Brasil se impondo e a frente do placar em quase todo o embate – somente uma vez os tchecos assumiram a vantagem. Foi assim até o fim e os brasileiros fecharam em 25 a 20.

No quarto set, que poderia ser o último, parecia que o Brasil ia se impor mais uma vez. Mas, após a vantagem brasileira no início do set, a República Tcheca cresceu no jogo. Ponto a ponto, passou a dominar os brasileiros em quadra, abrindo vantagem. Mesmo buscando a reação, a Seleção Brasileira não conseguiu reverter o placar e os tchecos venceram por 25 a 22.

No tie-break, a República Tcheca começou melhor. Dal Zoto pediu tempo para organizar melhor os jogadores, afinal, com um set menor, a disputa de pontos é ainda mais importante. Os tchecos aproveitaram o mal momento brasileiro para abrir vantagem: quatro pontos de frente.

O Brasil foi buscar, e conseguiu. Darlan fez uma atuação heroica e foi um dos principais responsáveis pela virada brasileira. Mudou o rumo do set e da partida. Fim de set: 16 a 14. Deu Brasil.

Destaques do jogo

Darlan foi o grande nome do jogo. Além de maior pontuador da partida, com 23 pontos, o oposto fez um fim de tie-break heroico. Pela República Tcheca, Marek Sotola fez 18 pontos.

Grupo do Brasil no Pré-Olímpico

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Alemanha, Cuba, Irã, Itália, Qatar, República Tcheca e Ucrânia. Todos os times se enfrentam em turno único. Os dois melhores colocados se classificam à Olimpíada.

O mesmo serve para os outros grupos B (Japão, Egito, Estados Unidos, Eslovênia, Finlândia, Sérvia, Turquia e Tunísia jogam em Tóquio) e C (China, Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, Holanda, México e Polônia se encaram em Xian).

Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico Masculino

  • Brasil x Alemanha – 3/10 (terça-feira) – 20h30 – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Ucrânia – 4/10 (quarta-feira) – 20h30 – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Cuba – 6/10 (sexta-feira) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Irã – 7/10 (sábado) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Itália – 8/10 (domingo) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil.
Compartilhe