VÔLEI

Brasil vence Ucrânia no Pré-Olímpico e ainda sonha com classificação

Brasil venceu Ucrânia por 3 sets a 2 (36/38, 25/20, 21/25, 25/18 e 15/11), pela quarta rodada do Pré-Olímpico, e mantém aceso sonho da classificação
Foto do autor
Compartilhe

Sob a liderança do oposto Darlan, o Brasil venceu a Ucrânia por 3 sets a 2 (36/38, 25/20, 21/25, 25/18 e 15/11), pela quarta rodada do Pré-Olímpico. A vitória deu dois pontos à Seleção, que ainda sonha com a classificação para a Olimpíada de Paris’2024 por meio do torneio.

Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição do Grupo A, com sete pontos. Está atrás de Alemanha (12), Cuba (nove) e Itália (nove).

Sendo assim, para terminar entre as duas melhores e conquistar vaga em Paris sem depender de tropeços dos adversários, a Seleção precisa vencer as próximas três partidas por 3 sets a 1 ou 3 sets a 0. É válido ressaltar que o Brasil ainda tem dois embates diretos com Cuba e Itália.

No confronto, Darlan foi o maior pontuador do Brasil. O atleta marcou 23 vezes. Na sequência estão Flávio, com 17, e Lucarelli, com 15.

Set mais longo do Pré-Olímpico

No primeiro set, a Seleção Brasileira abriu vantagem significativa, mas permitiu que o adversário encostasse. Com o placar empatado por 23 a 23, o técnico Renan Dal Zotto pediu tempo para ajustar a equipe. Ambas voltaram com vontade de vencer, o que resultou no set mais longo do Pré-Olímpico, entre os três grupos do torneio. 

A tensão tomou conta do Maracanãzinho. O Brasil teve quatro set points. A Ucrânia reverteu e, por duas vezes, pôde fechar a parcial. Na sequência, a vantagem voltou para o lado brasileiro. Os jogadores não aproveitaram cinco oportunidades e o adversário retomou o controle. No quinto set point, a Ucrânia fechou por 38 a 36.

Segundo e terceiro sets

Desconcentrada, a Seleção começou o segundo set atrás. Ao longo do tempo, recuperou a confiança e, embalada por Darlan, encostou no placar. A virada veio em dois pontos consecutivos de bloqueio. Depois, o Brasil administrou o resultado e fechou por 25 a 20

A atmosfera do ginásio no início da terceira etapa estava favorável ao Brasil. Na quadra, entretanto, a equipe não aproveitou o embalo. Apesar de ter dado trabalho ao adversário, perdeu mais uma parcial: 21 a 25.

A Seleção não se deu por vencida e voltou para a quarta parcial empenhada. No duelo parelho, abriu vantagem de três pontos. Entre provocações e euforia, Tupchii, oposto da Ucrânia, recebeu o cartão vermelho. A advertência resultou em um ponto para o Brasil.

A torcida no Maracanãzinho, mais uma vez, gritou pelo time e comemorou ponto a ponto. No mesmo ritmo, a Seleção aproveitou as oportunidades e levou a partida para o set desempate ao vencer por 25 a 18.

Tie-break

O Brasil marcou o primeiro ponto do quinto set. A Ucrânia não ficou para trás e empatou. No gás, a Seleção foi para cima e abriu quatro de frente. Distraído, o adversário chegou a errar o posicionamento. Mesmo assim, encostou. 

Quando o jogo estava 10 a 8, Renan Dal Zotto solicitou tempo para frear a Ucrânia. Na volta, o Brasil marcou o 11º tento e, na base da confiança, fechou por 15 a 11.

Próximos jogos do Brasil no Pré-Olímpico

  • Brasil x Cuba – 6/10 (sexta-feira) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Irã – 7/10 (sábado) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil;
  • Brasil x Itália – 8/10 (domingo) – 10h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil.
Compartilhe