VÔLEI

Vôlei masculino: como está o cenário das cinco vagas restantes na Olimpíada de Paris?

Após disputa do Pré-Olímpico, seis seleções e a França, país-sede, estão classificadas para a Olimpíada de Paris, em 2024. Ainda restam cinco vagas
Foto do autor
Compartilhe

No Pré-Olímpico, seis seleções carimbaram o passaporte para a Olimpíada de Paris, em 2024. São elas: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá. A França, por ser o país-sede, está automaticamente na disputa. Ainda restam cinco vagas, que serão distribuídas de acordo com o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Seleções classificadas para a Olimpíada pelo Pré-Olímpico

Na base da emoção, o Brasil alcançou a vaga para a Olimpíada ao vencer a Itália no tie-break. Com o resultado, o time terminou o Pré-Olímpico em segundo lugar do Grupo A. Sem dificuldades e com 100% de aproveitamento, a Alemanha se classificou em primeiro.

Os Estados Unidos fecharam o torneio na primeira colocação do Grupo B, com sete vitórias e nenhuma derrota, e se garantiram na próxima edição da Olimpíada. Em seguida, com cinco triunfos, o Japão também conquistou espaço na competição em Paris.

No Grupo C, a Polônia garantiu vaga olímpica ao terminar a competição em primeiro lugar. O Canadá, segundo na agremiação, ocupou o último espaço na Olimpíada.

A França já está garantida automaticamente por ser o país-sede. Por isso, não participou do Pré-Olímpico.

Vagas restantes

A FIVB vai distribuir as cinco vagas restantes a partir da classificação das equipes no ranking mundial, de acordo com a seguinte ordem de prioridade – feita para respeitar o princípio de universalidade da Olimpíada:

  1. Países mais bem colocados entre as confederações continentais que ainda não possuem equipe qualificada – África;
  2. Países mais bem colocados do ranking (geral) que ainda não conseguiram vaga pelo Pré-Olímpico.

As seleções classificadas pelo ranqueamento serão conhecidas em 24 de junho de 2024, quando a contagem de pontos será finalizada. Até lá, o campeonato decisivo para pontuar é a Liga das Nações, em junho.

Países mais bem colocados da África

  • África: Egito (18º), Tunísia (25º);

Países mais bem colocados no ranking geral

  1. Polônia
  2. EUA
  3. Itália
  4. Brasil
  5. Japão
  6. Argentina
  7. Eslovênia
  8. França
  9. Sérvia
  10. Alemanha
  11. Cuba
  12. Canadá
  13. Holanda
  14. Turquia
  15. Irã

*Em negrito, os países que ainda não estão classificados para a Olimpíada.

Desta forma, se o Egito permanecer na frente de outras seleções abraçadas pela Confederação Africana de Voleibol (CAVB) até a data estabelecida para contabilizar os pontos, se classificará para Paris’2024. De acordo com o ranking atual, as outras quatro vagas ficarão com Itália, Argentina, Eslovênia e Sérvia.

Compartilhe