No Pré-Olímpico, seis seleções carimbaram o passaporte para a Olimpíada de Paris, em 2024. São elas: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá. A França, por ser o país-sede, está automaticamente na disputa. Ainda restam cinco vagas, que serão distribuídas de acordo com o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Seleções classificadas para a Olimpíada pelo Pré-Olímpico
Na base da emoção, o Brasil alcançou a vaga para a Olimpíada ao vencer a Itália no tie-break. Com o resultado, o time terminou o Pré-Olímpico em segundo lugar do Grupo A. Sem dificuldades e com 100% de aproveitamento, a Alemanha se classificou em primeiro.
Os Estados Unidos fecharam o torneio na primeira colocação do Grupo B, com sete vitórias e nenhuma derrota, e se garantiram na próxima edição da Olimpíada. Em seguida, com cinco triunfos, o Japão também conquistou espaço na competição em Paris.
No Grupo C, a Polônia garantiu vaga olímpica ao terminar a competição em primeiro lugar. O Canadá, segundo na agremiação, ocupou o último espaço na Olimpíada.
A França já está garantida automaticamente por ser o país-sede. Por isso, não participou do Pré-Olímpico.
- Renan Dal Zotto pede demissão após classificação do Brasil para Olimpíada de Paris;
- Vôlei: Bruninho fica surpreso com saída de Renan Dal Zotto da Seleção Brasileira;
- Veja os cotados para substituir Renan Dal Zotto na Seleção Brasileira masculina de vôlei.
Vagas restantes
A FIVB vai distribuir as cinco vagas restantes a partir da classificação das equipes no ranking mundial, de acordo com a seguinte ordem de prioridade – feita para respeitar o princípio de universalidade da Olimpíada:
- Países mais bem colocados entre as confederações continentais que ainda não possuem equipe qualificada – África;
- Países mais bem colocados do ranking (geral) que ainda não conseguiram vaga pelo Pré-Olímpico.
As seleções classificadas pelo ranqueamento serão conhecidas em 24 de junho de 2024, quando a contagem de pontos será finalizada. Até lá, o campeonato decisivo para pontuar é a Liga das Nações, em junho.
Países mais bem colocados da África
- África: Egito (18º), Tunísia (25º);
Países mais bem colocados no ranking geral
- Polônia
- EUA
- Itália
- Brasil
- Japão
- Argentina
- Eslovênia
- França
- Sérvia
- Alemanha
- Cuba
- Canadá
- Holanda
- Turquia
- Irã
*Em negrito, os países que ainda não estão classificados para a Olimpíada.
Desta forma, se o Egito permanecer na frente de outras seleções abraçadas pela Confederação Africana de Voleibol (CAVB) até a data estabelecida para contabilizar os pontos, se classificará para Paris’2024. De acordo com o ranking atual, as outras quatro vagas ficarão com Itália, Argentina, Eslovênia e Sérvia.