Na intenção de colecionar troféus na temporada recém-iniciada, o Praia Clube deu o primeiro passo nesta terça-feira (31/10). A equipe de Uberlândia derrotou o Minas por 3 sets a 0 (25/17, 29/27 e 25/19) pela última rodada do Campeonato Mineiro, na Arena UniBH, e se sagrou campeã do torneio pela nona vez.
Na primeira briga de gigantes da temporada, o Praia levou a melhor. Sob o comando do técnico Paulo Coco, que liderou o Brasil na conquista da prata no Pan-Americano, coroou a boa campanha no torneio com o primeiro lugar.
A ponteira russa Sofya Kuznetsova foi a maior pontuadora da partida. Ela mexeu no placar em 21 oportunidades. Com a camisa do Minas, a também ponteira Pri Daroit marcou 11 vezes.
Na outra partida do dia, o Brasília venceu o Mackenzie por 3 sets a 1 (25×16, 23×25, 25×15, 25×12) e ficou com o bronze.
O jogo
Praia e Minas entraram no confronto com formações distintas das duas partidas anteriores, contra Brasília e Mackenzie.
Paulo Coco começou a partida com Dobriana, Claudinha, Adenízia, Sofia, Monique, Milka e Natinha. Nicola Negro, técnico do Minas, escalou Thaísa, Pri Daroit, Julia Kudiess, Jenna Gray, Kisy, Annie Mitchem e Nyeme.
O time da capital mineira abriu o marcador da “final”. A equipe uberlandense não ficou para trás. Em instantes, empatou a partida e abriu vantagem considerável – 21 a 8. Naquele momento, o Minas se organizou e tentou buscar o resultado. No entanto, a enorme distância impediu o feito.
Com quatro pontos de saque e 16 de ataque, o Praia Clube fechou a primeira parcial por 25 a 17. Sofya Kuznetsova se destacou na etapa.
Segundo set
Atrás do prejuízo, o Minas abriu a pontuação no segundo set. Em seguida, o clube aurinegro empatou e retomou o controle do placar. Dessa vez, o enredo foi diferente.
O equilíbrio marcou a segunda parcial. Entre empates e alternância de placar, a equipe celeste alcançou o primeiro set point – 24 a 23. O time do interior buscou e, num ace de Sofya Kuznetsova, reverteu o benefício.
Lá e cá. Cheias de vontade, as jogadoras em quadra vibraram a cada ponto e proporcionaram fim de segundo set eletrizante. Mais uma vez, o Praia Clube levou a melhor e venceu por 29 a 27.
Àquela altura, Thaísa Daher era a maior pontuadora do Minas, com oito pontos. Do outro lado, Sofya liderava a estatística, com 15 conversões.
Terceiro set
Assim como no anterior, o terceiro set foi duramente disputado, até os pontos finais. Para seguir na disputa, o Minas não tinha outra opção a não ser vencer. Do outro lado da rede, o Praia Clube precisava manter a soberania.
A parcial estava equilibrada até a equipe aurinegra abrir pequena vantagem. Desconcentradas, as jogadoras minastenistas colecionaram erros. O clube uberlandense, então, aproveitou.
Pela partida que fez, o fim não poderia ter sido diferente para Sofya. A russa recebeu bola de Claudinha para sacramentar a vitória praiana por 25 a 19 e, de quebra, comemorar os 24 anos, completados nesta terça-feira.
Próxima partida entre Minas e Praia
Minas e Praia, campeões da Superliga (2022/23) e da Copa do Brasil (2023), respectivamente, voltam a se encontrar nesta sexta-feira (3/11) para decidir a Supercopa Feminina de Vôlei. O duelo será na Arena Hall, em Belo Horizonte, a partir das 21h.
Pela Superliga, as equipes vão jogar em 14 de janeiro de 2024, segundo tabela provisória divulgada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).