VÔLEI DE PRAIA

Vôlei de Praia: brasileiras disparam na liderança do ranking mundial

Em grande temporada, Duda e Ana Patrícia conquistaram mais um título e estão cada vez mais perto da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Foto do autor
Compartilhe

As brasileiras Duda e Ana Patrícia dispararam na liderança do ranking mundial de vôlei de praia. Nesse domingo (26/11), elas conquistaram a etapa Elite de João Pessoa do Circuito Mundial e somaram 1.200 pontos.

Agora, Duda e Ana Patrícia têm 9.540 pontos no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). São 1.260 à frente de duas duplas dos Estados Unidos (Hughes/Cheng e Nuss/Kloth), que dividem a segunda colocação, com 8.280.

Duda e Ana Patrícia conquistaram a etapa de João Pessoa com a vitória sobre as também brasileiras Bárbara Seixas e Carol Solberg por 2 sets a 1 (29/31, 21/16 e 15/11) na final.

“Foi uma temporada longa, batalhamos muito. Fica a satisfação de fazer o que a gente ama, de alcançar os resultados que tanto trabalhamos para atingir. Nossa expectativa é continuar construindo este caminho para o ano que vem, que é muito importante por causa dos Jogos Olímpicos”, comemorou Ana Patrícia.

Vôlei de praia: ranking mundial atualizado

  • 1º Ana Patrícia/Duda (Brasil) – 9.540 pontos
  • 2º Hughes/Cheng (EUA) e Nuss/Kloth (EUA) – 8.280 pontos
  • 4º Clancy/Mariafe (Austrália) – 7.180 pontos
  • 5ºMelissa/Brandia (Canadá) – 7.000 pontos
  • 6º Stam/Schoon (Holanda) – 6.780 pontos
  • 7º Carol/Bárbara (Brasil) – 6.720 pontos
  • 8º Huberli/Brunner (Suíça) – 6.340 pontos
  • 9º Xue/X. Y. Xia (China) – 6.280 pontos
  • 10º Flint/Scoles (EUA) – 6.200 pontos

Vagas olímpicas estão perto

Com o resultado, Duda e Ana Patrícia estão cada vez mais perto de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A classificação será definida ano que vem.

As brasileiras têm dois caminhos em busca do lugar na Olimpíada. O mais simples é justamente pelo ranking mundial, que concederá 17 das 24 vagas. O outro caminho possível é conquistar o torneio continental em 2024.

Derrotadas na final desse domingo, Carol Solberg e Bárbara Seixas também têm classificação encaminhada. Atualmente, estão na sétima colocação do ranking mundial.

Vôlei de praia nos Jogos Olímpicos: critérios de classificação

Ao todo, 24 duplas em cada naipe disputarão a competição de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Resumidamente, há quatro formas de se classificar à Olimpíada:

  • País-sede (uma vaga): dona da casa, a França tem uma dupla garantida automaticamente em cada naipe;
  • Campeonato Mundial de 2023 (uma vaga): as duplas campeãs do Mundial deste ano garantiram uma vaga ao país onde nasceram (República Tcheca no masculino e EUA no feminino). A federação nacional é a responsável por indicar qual dupla a representará nos Jogos. A dupla escolhida não necessariamente é a que ganhou o Mundial;
  • Ranking mundial (17 vagas): o principal critério de classificação é o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). São 17 vagas por naipe distribuídas dessa forma, com base na classificação entre os dias 1º de janeiro de 2023 e 10 de junho de 2024;
  • Torneios continentais de 2024 (cinco vagas): as cinco vagas restantes ficarão com os países dos campeões continentais em 2024.
Compartilhe