VÔLEI

Márcia Fu, ex-jogadora de vôlei, é finalista do reality ‘A Fazenda 15’

Medalhista olímpica pela Seleção Brasileira, a ex-atleta já protagonizou polêmica nas quadras, foi candidata a deputada e conquistou o público no reality show
Foto do autor
Compartilhe

Ex-jogadora de vôlei, a mineira Márcia Regina Cunha, a Márcia Fu, é finalista do reality show ‘A Fazenda 15’. Aos 54 anos, ela garantiu vaga na decisão nessa terça-feira (19/12) e segue vive na busca pelo prêmio de R$ 1,5 milhão dado ao vencedor.

Nascida em Juiz de Fora, Márcia Fu conquistou muitos espectadores do programa e está fazendo sucesso até mesmo entre o público que não acompanha realitys, graças à viralização de memes e outras situações protagonizadas por ela.

A ex-jogadora de vôlei também ganhou moral do público após ser muito atacada nas sessões de ‘lavação de roupa suja’. Especialistas em programas do tipo apontam que quem assiste o programa gosta de torcer por participantes que viram alvo de outros.

Márcia encerrou a carreira no vôlei em 2002. Relembre como foi a trajetória dela no esporte.

Márcia Fu no vôlei

Carreira e conquistas

A ex-jogadora teve carreira de sucesso no vôlei e se destacou por ser muito versátil – atuou em várias posições e dominava quase todos os fundamentos.

Ela jogou como meio-de rede, ponteira e oposto, e disputou três olimpíadas pela Seleção Brasileira: Seul’ 1988 (terminou em sexto lugar), Barcelona’ 1992 (terminou em quarto) e Atlanta 1996′, edição em que conquistou a medalha de bronze. Após a conquista, deixou a Seleção Brasileira.

Marcia Fu em ação pela Seleção Brasileira de vôlei - (foto: Reprodução/Redes Sociais)
Marcia Fu em ação pela Seleção Brasileira de vôlei(foto: Reprodução/Redes Sociais)

Márcia Fu foi um dos principais nomes do vôlei enquanto esteve em atividade. Em 1996, foi eleita uma das dez melhores jogadores do mundo. Ela começou a carreira no Sport Clube Juiz de Fora, aos 12 anos, em 1981. Em 1985, transferiu-se para o Minas, onde ficou até 1988, quando fechou com o Sadia E.C., de São Paulo. Lá, decolou na carreira: conquistou o Sul-Americano de clubes, o Campeonato Brasileiro e foi convocada para disputar o Mundial de Vôlei sub-20 pela Seleção Brasileira da categoria.

A mineira defendeu vários outros clubes brasileiros: Rio Forte (1992), L’acqua di Fiori/Minas (92-93), BCN/Guarujá (93-95), Pinheiros (95-96), BCN/Osasco (96-98), Sportville (99) e Vasco da Gama (2000-2001). Além disso, também jogou no exterior, pelo Vakifbank Ankara, da Turquia.

Márcia conquistou vários títulos na carreira, com destaque para o bicampeonato mundial juvenil (1987 e 1989) e para o Grand Prix de Xangai, em 1994, ambos pela Seleção Brasileira. Por clubes, ela foi tricampeão da Liga Nacional e do Sul-Americano, além de também ter vencido o Mundial.

Polêmica nas quadras

A ex-jogadora já protagonizou polêmica nas quadras. Após eliminação para Cuba na semifinal da Olimpíada de Atlanta, em 1996, ela brigou com a cubana Mireya Luis. A confusão teve empurrões e xingamentos dos dois lados.

Vinte anos depois, em 2016, no programa ‘Boa Noite Fox especial Jogos Olímpicos’, as duas se reencontraram, brincaram sobre o acontecimento e se perdoaram. Veja o que Márcia falou sobre a briga.

“Já fiquei sabendo que Mireya está aqui. Uma cubana que eu ‘dei nela’ para deixar de ser boba. Ela me deu uma bolada em Atlanta, no final do jogo, e eu parti para cima dela. Eu não perdoei Mireya”, brincou. Pouco tempo depois, Márcia abraçou a cubana e a elogiou: “Mireya é uma excelente jogadora, uma pessoa que, graças a Deus, eu tive a oportunidade de jogar e de bater (risos). Na época que joguei, ela me inspirou demais. Valeu a briga, valeu a pena.”

Descoberta de câncer

Márcia Fu encerrou definitivamente a carreira no vôlei em 2002, após descobrir câncer na bexiga.

Como o diagnóstico foi no início da doença, ela não teve complicações maiores. Fez operação para retirada do tumor, mas não precisou fazer quimioterapia ou outro tipo de tratamento.

Tentativa de entrar na política

Márcia tentou se eleger várias vezes, mas nunca teve sucesso. Em 2004, anunciou candidatura ao cargo de vereadora da cidade de Juiz de Fora. Contudo, renunciou antes da eleição.

Em 2008, tentou se candidatar ao mesmo posto, mas pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Contudo, a candidatura foi indeferida.

Márcia foi secretária de esportes da prefeitura de Juiz de Fora, entre 2007 e 2013, nas gestões de Carlos Alberto Bejani (PTB), José Eduardo Araújo (PR e Custódio Mattos (PSDB).

Em 2022, Márcia se candidatou para deputada estadual em Minas Gerais pelo partido União Brasil. Contudo, obteve apenas 2.218 votos e não foi eleita.

Márcia Fu tem chances de ser campeã da Fazenda 15?

Embora tenha caído nas graças de muitos espectadores, a ex-jogadora de vôlei não é considerada favorita ao título do reality.

A principal candidata entre os quatro finalistas é Jaqueline, enquanto Márcia Fu, André e William Guimarães correm por fora e brigam mais pelo segundo lugar.

Compartilhe