VÔLEI

Vôlei: protagonistas de Brasil x Cuba histórico se reencontram

Confronto pela semifinal da Olimpíada de Atlanta 1996' foi marcado por confusão generalizada e pancadaria entre brasileiras e cubanas após apito final
Foto do autor
Compartilhe

Protagonistas do histórico Brasil x Cuba na Olimpíada de Atlanta 1996′, as ex-jogadores Ana Moser e Mireya Luís vão se reencontrar em São Paulo nesta sábado (6/1).

Dessa vez, as duas estarão juntas não na quadra, mas no palco. Moser é a convidada do dia de Luís no bate-papo “Jogando vôlei com Mireya Luis”, apresentado pela cubana. O evento será no Sesc Santo Amaro, na região x da capital paulista.

Entre 6/1 e 18/1, Mireya promoverá 10 bate-papos em diferentes cidades do estado de São Paulo. E, algumas datas, haverá convidadas do vôlei (como Moser, Fofão e Virna), em outras, ela apresentará o evento sozinha.

Relembre o histórico Brasil x Cuba de 1996

O confronto, pela semifinal do torneio de vôlei da Olimpíada de Atlanta, foi marcado por alto nível técnico e confusão generalizada nas quadras.

Pressionadas pelo início ruim na competição e por serem as detentoras do título olímpico, as cubanas fizeram uso de táticas antidesportivas para se impor ao Brasil ao longo da partida – como cuspes, xingamentos e agressões.

Após a partida, vencida por Cuba por 3 a 2, iniciou-se confusão generalizada nas quadras. Houve até pancadaria, iniciada pela brasileira Márcia Fu. A briga ainda continuou nos túneis de acesso aos vestiários e chegou a virar caso de polícia. Do lado cubano, a protagonista foi Mireya, a melhor jogadora de vôlei do mundo na época.

Em entrevista ao globoesporte.com, Ana Moser, uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira em 1996, disse: “elas passaram o tempo inteiro nos enchendo a paciência e quando acabou o jogo elas continuaram. Então fui pedir respeito pelo nosso esforço, nossa luta e o nosso luto por ter perdido a semifinal”.

Ana Moser e Mireya Luís

Embora Mireya e Ana tenham mantido rivalidade nas quadras por anos, as duas sempre tiveram boa relação, que se estreitou após elas se aposentarem.

Quando a brasileira assumiu o cargo de Ministra do Esporte, no início de 2023, a cubana mandou-lhe a mensagem: “querida Ana. Estou chamando para felicitar por esta responsbilidade que você assumiu com muito valor e inteligência. Saiba que estamos seguras de que você vai se sair muito bem, e vamos lhe apoiar enquanto você for ministra e para sempre”.

Em post no X (antigo Twitter) nessa quarta-feira (3/1), Ana festejou o reencontro entre as duas e afirmou que Mireya é a “maior jogadora de vôlei da história”.

Compartilhe