VÔLEI

Vôlei: Brasil estreia na VNL com vitória apertada sobre Canadá

Seleção Brasileira venceu Canadá por 3 sets a 1 nesta terça-feira (14/5), no Maracanãzinho, pela primeira rodada da Liga das Nações Feminina de Vôlei
Foto do autor
Compartilhe

A Seleção Brasileira estreou na Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL) nesta terça-feira (14/5) com vitória apertada sobre o Canadá. No Maracanãzinho lotado, no Rio de Janeiro, o Brasil triunfou por 3 sets a 1 (26/24, 23/25, 26/24 e 25/12).

O equilíbrio permaneceu nas três primeiras etapas. Somente na quarta o Brasil se distanciou e conseguiu manter vantagem durante toda a parcial. A instabilidade, inclusive, foi um dos principais problemas da equipe na partida. A defesa bem posta das canadenses também dificultou.

Ao contrário do Brasil, o Canadá não está classificado à Olimpíada de Paris’2024. O desempenho da equipe na competição pode ser crucial para cavar um espaço nos Jogos Olímpicos. Isso porque as partidas disputadas na primeira fase contabilizarão pontos para o ranking internacional. E é justamente pelo ranqueamento que as últimas cinco vagas serão preenchidas.

O jogo

José Roberto Guimarães escalou Macris, Rosamaria, Gabi Guimarães, Ana Cristina, Júlia Kudiess, Diana e Nyeme. Shannon Winzer, treinadora do Canadá, entrou na partida com Brie Joy O’Reilly, Kiera Van Rykm, Howe, Alexa Gray, Jazmine White, Emily Maglio e Julia Murmann.

O primeiro set foi como o torcedor de vôlei gosta: equilibrado e emocionante. O Brasil segurou pequena vantagem até os momentos finais, quando o Canadá empatou. Embalada pelo brilho de Ana Cristina, maior pontuadora da parcial, a Seleção abriu os dois pontos necessários para fechar: 26 a 24.

No segundo set, o Brasil foi vítima da própria atuação. A equipe esteve à frente por certo tempo e poderia ter vencido, mas esbarrou nos erros e mais: não aproveitou os contra-ataques nem as falhas das adversárias. Bem posicionado na defesa, o Canadá triunfou por 25 a 23.

A Seleção Brasileira iniciou a terceira etapa de forma superior. Não à toa abriu seis pontos de vantagem logo de cara. No entanto, o Canadá se reergueu e equilibrou a partida. Ao longo da parcial, as comandadas por Zé Roberto novamente se distanciaram e, mais uma vez, viram as adversárias encostarem. No detalhe, a Seleção venceu o terceiro set por 26 a 24.

Na quarta etapa, Zé Roberto optou por permanecer com Roberta e Kisy. No fim do terceiro set, elas assumiram os lugares de Macris e Rosamaria e corresponderam. No embalo da torcida, o Brasil fez a melhor atuação, abriu vantagem e, mais importante, conquistou administrá-la. Desta forma, venceu por 25 a 12 e colocou um ponto final na partida.

Destaque

Ana Cristina foi a principal pontuadora do Brasil na partida. Em quatro sets, pontuou 20 vezes. Ao fim da partida, a ponteira demonstrou alegria com o resultado e confiança com a sequência da temporada.

“Sentimento muito bom, principalmente no Maracanãzinho, me sinto em casa. Estou muito feliz. Foi um jogo muito importante. É muito bom começar com vitória. Não foi um jogo fácil, elas defendem bem, contra-atacam bem. Tivemos dificuldades, mas conseguimos jogar. E as expectativas pra temporada de seleções são as melhores possíveis”, disse.

Próximos jogos de Brasil e Canadá

O Brasil volta a entrar em quadra pela VNL nesta quinta-feira (16/5), diante da Coreia do Sul, às 14h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

  • Brasil x Coreia do Sul – 16 de maio (quinta-feira) – 14h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil

No mesmo dia e local, o Canadá encara a República Dominicana a partir das 21h.

  • República Dominicana x Canadá – 16 de maio (quinta-feira) – 21h – Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Brasil

Leia também: Veja os confrontos do Brasil na Liga das Nações Feminina de Vôlei.

Outros resultados em 14/5

Nesta terça-feira, a única partida da VNL que não acabou em 3 a 0 foi entre Brasil e Canadá.

  • Bulgária 0 x 3 Holanda
  • Itália 0 x 3 Polônia
  • China 3 x 0 Coreia do Sul
Compartilhe