VÔLEI

Vôlei: Sheilla aponta favoritos ao título da Superliga e prevê equilíbrio

Bicampeã olímpica, Sheilla contou quais times considera favoritos ao título da Superliga Feminina; e Alê Oliveira, jornalista e ex-atleta, esboçou cenário do naipe masculino
Foto do autor
Compartilhe

A Superliga 2024/25 está batendo na porta! A estreia das mulheres na elite do vôlei nacional será nesta quarta-feira (16/10), enquanto os homens iniciarão a competição no próximo domingo (20/10). Bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira, Sheilla apontou as equipes femininas favoritas ao título. Jornalista e ex-jogador, Alê Oliveira indicou os times masculinos que vão brigar pelo primeiro lugar.

Praia, Minas e… as equipes favoritas ao título por Sheilla

Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Sheilla disse que cinco equipes têm condições de chegar à final e vencer a Superliga Feminina de Vôlei. A ex-oposta, que já passou por times como Mackenzie, Flamengo, Osasco e Minas, iniciou a análise mencionando os elencos mineiros.

Praia Clube e Minas

“Nos últimos anos, a hegemonia vem muito entre Minas e Praia. O Minas tem mais títulos, mas os dois estão sempre nas finais de praticamente tudo… Estão reformulados e vão querer manter a hegemonia, sem dúvida alguma”, comentou Sheilla. Ela não exagerou. As equipes protagonizaram as últimas cinco finais de Superliga, por exemplo.

Osasco

Na sequência, acrescentou concorrentes. “Osasco este ano montou talvez um dos melhores elencos da temporada. Repatriou a Nat, que é um reforço e tanto para a equipe. Já tinha muitas opções, agora pode variar bastante com Tiffany, Valdez, Polina, Maira, que são jogadoras fortíssimas nas extremidades, além da (Camila) Brait, que dispensa comentários. Pode ter um jogo forte pelo meio de rede, com a Giovana na mão”, seguiu.

Segundo a bicampeã olímpica, o Osasco foi uma das equipes que mais se destacou no mercado de transferências: “O peso da Nat de volta ao vôlei brasileiro, a quantidade de opções, e você pensar que a Superliga é um torneio longo”.

Sheilla ainda colocou os dois principais clubes mineiros no assunto: “O Praia, com a volta da Macris, foi muito bem. Um time com boas estrangeiras, tem ótimas opções no banco, então o Marcos Miranda vai poder variar bastante. Sem falar no trio de centrais, com Gattaz, Milka e Adenízia. Gattaz e Macris já fizeram muito estrago no Minas, vamos ver se vão repetir”, iniciou. “Além do Minas, que vem provando seu valor a cada temporada, time que manteve a base e tem a Thaisa, né?! Thaísa é Thaísa”, finalizou.

Sesi Bauru

Para a ex-atleta, outra equipe de São Paulo chega forte: “Sesi Bauru também sempre tem elenco com opções. Esse ano a Lorenne foi para lá na saída, tem a Thaisinha, a Bia, a Mayhara, a Mayany. A Léia, que, para mim, é uma das melhores líberos do mundo. A Dani Lins comandando. Para mim também é uma das melhores levantadoras do mundo. É um time que vau brigar muito”.

Flamengo

De acordo com Sheilla, é impossível deixar Bernardinho, técnico do Flamengo, fora da disputa: “Ano passado fez uma campanha espetacular, terminando a primeira e a segunda fase na liderança isolada. Este ano o time está bem reformulado, mas tem a Brie King na mão, que vem sendo uma das melhores levantadoras das últimas Superligas, a Michelle, que dá um super volume para o time, a Helena, que estava na Seleção e vai ser legal demais ver, talvez, como titular. É um time interessante, bem treinado e que com certeza vai dar muito trabalho”.

Algum time pode surpreender?

Sheilla acredita em um torneio parelho. Disse estar ansiosa para acompanhar o desempenho do Mackenzie e citou algumas equipes que podem significar pedras no caminho dos favoritos.

“Estou curiosa para continuar vendo o Mackenzie em ação, um time tão tradicional aqui de Belo Horizonte. Espero que consiga manter o projeto a longo prazo. Fluminense, Brasília, Barueri e Pinheiro sempre brigam, conseguem vencer os ditos favoritos e lutam pela parte de cima da tabela. Acredito numa Superliga com bastante equilíbrio.

Minas e Osasco, dois dos favoritos de Sheilla, venceram os respectivos campeonatos estaduais. Fotos: Fábio Tavares; Carol Fotografia/Osasco

‘Três equipes à frente das demais’: favoritos ao título por Alê

Ao No Ataque, Alê Oliveira disse acreditar que três equipes saem na frente na corrida pelo título da Superliga Masculina de Vôlei: Cruzeiro, Minas e Campinas.

Cruzeiro e Minas

“Vejo uma força mineira muito grande. Minas e Cruzeiro pela forma que vêm se comportando nas últimas temporadas, sempre fazendo bons investimentos. O Cruzeiro trouxe o Douglas, que é um jogador interessante, se ele jogar em um time muito forte, pode render muito bem”, iniciou.

Campinas

Em seguida, destacou o Campinas e a contratação do levantador Bruninho. “É um time jogueiro. O Bruno já ganhou tudo, é um cara experiente, um baita líder. Se junta ali é um time que tem muito potencial”.

Sesi Bauru e Suzano

Alê detalhou que Sesi Bauru, apesar de ter vencido a Superliga na temporada passada, e Suzano estão numa prateleira abaixo e correndo por fora.

O Suzano é um time muito raçudo, muito forte mentalmente. Acho que o Peu, novo técnico de Suzano, é um dos grandes expoentes de novos treinadores. Tem feito grandes trabalhos”, explicou.

Cruzeiro e Campinas chegam à Superliga como vencedores do Campeonato Mineiro e do Campeonato Paulista, nesta ordem. Fotos: Agência i7/Sada Cruzeiro; Pedro Teixeira/Vôlei Renata

Alê compartilha opiniões em relação à Superliga Feminina

O jornalista compartilha opiniões com Sheilla em relação à Superliga Feminina. Na visão de Alê, Minas e Praia são os favoritos, no entanto, Flamengo, Osasco e Sesi Bauru não podem ser desconsiderados.

Minas por ter mantido a base. Tem Thaísa, Priscila. É um time muito coeso, já tem uma forma de jogar. Mentalmente, conseguiu embutir na cabeça dos atletas que é vencedor. Isso faz muita diferença no esporte. O Praia deu uma mudada em relação à experiência, porque tem Gattaz, que Adenízia e trouxe Macris. A Macris, jogando livre, solta, sem amarras, pode fazer a diferença”, disse em relação aos representantes de Minas Gerais.

“Não dá para descartar um time como o do Flamengo, pela experiência do Bernardo. Ele consegue tirar grandes coisas das atletas, sempre está brigando, sempre faz uma campanha de classificação muito boa. Corre por fora, assim como o Osasco, que é empurrado pela torcida, tem um time bom, fez boas contratações. A volta da Natália, uma volta importante. O Sesi Bauru também é um time muito parelho, mas tem muito mais altos e baixos do que os outros”, finalizou.

1ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei

  • Praia Clube x Mackenzie – 16/10 – 18h30 – Centro de Treinamento da Prefeitura (antigo Uberlândia Tênis Clube) – SporTV 2
  • Minas x Brusque – 18/10 – 18h30 – Arena UniBH – SporTV2
  • Fluminense x Pinheiros – 19/10 – 16h – Clube Sociedade Hebraica – SporTV2
  • Barueri x Sesi Bauru – 19/10 – 18h – Ginásio José Corrêa – SporTV2
  • Brasília x Flamengo – 21/10 – 18h30 – Sesi Taguatinga – SporTV2
  • Maringá x Osasco – 21/10 – 21h30 – Ginásio de Esportes Chico Neto – SporTV2

1ª rodada da Superliga Masculina de Vôlei

  • Campinas x Goiás – 20/10 – 18h30 – Ginásio Taquaral – SporTV2
  • Guarulhos x Blumenau – 22/10 – 21/30 – Ginásio Arnaldo José Celeste – SporTV2
  • Sesi Bauru x Neurologia – 23/10 – 18h30 – Arena Paulo Skaff – SporTV2
  • Joinville x Suzano – 23/10 – 18h30 – Centreventos Cau Hansen – Canal Vôlei Brasil
  • São José x Minas – 23/10 – 21h30 – Arena Farma Conde – SporTV2
  • Praia Clube x Cruzeiro – 24/10 – 21h30 – a definir, em Uberlândia* – SporTV2

*Os primeiros jogos do Praia Clube na Superliga Masculina de Vôlei flutuarão entre o Centro de Treinamento da Prefeitura de Uberlândia (antigo UTC) e o Sabiazinho. Isso porque a Arena Dentil passa por reforma após o teto do complexo de ginásio ter desabado durante temporal.

Compartilhe