
Minas Tênis Clube e Praia Clube chegam ao Sul-Americano Feminino de Vôlei como favoritos ao título, a exemplo do que ocorreu nas últimas seis edições. Mas, este ano, um time de fora do Brasil pode surpreender as potências mineiras. Ao menos é o que pensa o técnico Nicola Negro.
O comandante do Minas apontou o Alianza Lima, do Peru, como uma possível surpresa na competição que se inicia nesta sexta-feira (7/3), em Belo Horizonte. Contudo, ainda aponta o rival Praia como maior ameaça na luta pelo hexacampeonato.
“Sabemos que o adversário principal será o Praia, mas também temos que ter atenção com o Alianza Lima, um time peruano que é muito competitivo. Acho que a luta pelo título será entre essas três equipes”, declarou Nicola Negro.
O Alianza Lima está no Grupo B da competição, ao lado de Athletico Barbato (Uruguai), San Martín (Bolívia) e Praia Clube. Já o Minas encabeça o Grupo A, que ainda tem Deportivo Murano (Chile) e Estudiantes (Argentina).
As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais. A grande decisão será na próxima terça-feira (11/3), a partir das 21h, na Arena UniBH, casa do time minas tenista.
Minas joga em casa
Após cinco edições, o Sul-Americano volta a ser disputado na arena do Minas Tênis Clube. A última vez foi em 2019, quando o time da casa derrotou o Praia e conquistou o título pela segunda vez na história.
De lá para cá, a competição passou por Uberlândia (três vezes), Brasília e Bauru. O Minas chegou às cinco finais, todas diante do Praia, com três títulos (2020, 2022 e 2024) e dois vice-campeonatos (2021 e 2023).
Para Nicola, a chance de disputar o torneio em BH é um propulsor em busca do sexto troféu. “É bom ter a chance de jogar em casa esta competição”, iniciou.
“É a primeira vez nesses anos que temos a chance de jogar em casa, com nossa torcida, um campeonato sul-americano. Fomos campeões na edição passada e é claro que o objetivo é ganhar de novo”, completou.
O Minas inicia a caminhada no Sul-Americano contra o Murano, nesta sexta, a partir das 20h30, na Arena UniBH. Depois, no sábado (8/3), encara o Estudiantes, às 20h.
Jogos do Minas no Sul-Americano Feminino de Vôlei
- 1ª rodada: Minas x Murano (CHI) – sexta-feira (7/3), às 20h30
- 2ª rodada: Minas x Estudiantes (ARG) – sábado (8/3), às 20h
Fase final
Disputa do quinto lugar
- 3º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B – segunda-feira (10/3), às 13h30
Semifinais
- Semifinal 1: 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A – segunda-feira (10/3), às 16h
- Semifinal 2: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B – segunda-feira (10/3), às 18h30
Disputa do terceiro lugar
- Perdedor da semifinal 1 x perdedor da semifinal 2 – terça-feira (11/3), às 14h
Final
- Vencedor da final 1 x vencedor da semifinal 2 – terça-feira (11/3), às 21h