VÔLEI

Vôlei: Nicola comenta reação do elenco do Minas à saída dele

Técnico do Minas explicou como foi a reação das jogadoras ao saberem que ele saíria do time de vôlei ao final da temporada

Nicola Negro está na reta final de sua passagem pelo time feminino de vôlei do Minas. O técnico anunciou, em fevereiro, que deixará o clube ao final do seu contrato, que se encerra com o fim da temporada 2024/2025. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o italiano comentou sobre como foi a reação do elenco ao ser comunicado sobre a saída dele.

Nicola e o grupo minas-tenista estão focados nas conquistas das duas últimas competições disputadas sob o comando do europeu, para aumentar ainda mais a já extensa coleção de troféus dele na Rua da Bahia. O time ainda disputa o Sul-Americano, em que já está nas semifinais, marcadas para segunda-feira (11/3); e a Superliga, na qual já tem vaga garantiga nos playoffs e ocupa a vice-liderança;

“O grupo não teve nenhum problema, sempre fui muito claro e foi muito clara também a razão e a motivação da minha saída. Estamos vivendo muito tranquilamente, focados no nosso trabalho, tentaremos conquistar esses dois troféus que faltam”, explicou o técnico italiano.

Mas, afinal, qual foi a razão da saída de Nicola?

Como antecipado pelo No Ataque, a decisão de encerrar o longo e vitorioso ciclo no clube da rua da Bahia partiu do próprio treinador, que tem contrato até abril, quando se encerra a temporada 2024/2025.

O principal motivo para a saída de Nicola foi a decisão do Minas de não renovar com a levantadora Jenna Gray.

A estadunidense é jogadora de confiança de Nicola, que não concordou com a saída e resolveu também deixar o projeto. Recentemente, o técnico havia reclamado, em entrevista exclusiva ao No Ataquedas críticas da torcida à levantadora de 26 anos.

Reações de atletas e ex-atletas do Minas à saída de Nicola

Oposta do Minas e maior pontuadora da equipe na atual edição da Superliga, Kisy destacou as qualidades de Nicola para além da quadra: “Nick. Você é incrível e fez história! O técnico mais humano que já tive. Voleibol não é só um jogo de corpo, e sim de mente! Você é espetacular❤️ obrigada por tudo.”

Ídola que deixou o clube ao final da temporada 2023/2024 e se afastou do vôlei para ser mãe, a líbero Nyeme também “se declarou” a Nicola e ressaltou que a saída do italiano sera uma grande perda para as jogadoras e para o vôlei brasileiro. Ela, inclusive, é alvo do clube belo-horizontino, que deseja o retorno da atleta para 2024/2025.

“Nick quem perde somos nós, atletas, e o vôlei brasileiro, (que perde) um profissional tão dedicado, competente e que ama o que faz! Só quem trabalhou com você sabe quem realmente você é. Você, para mim, é um dos melhores! Amo você ❤️ que Deus abençoe seus passos”

Nyeme

Ponteira do Minas, Pri Daroit agradeceu ao técnico por tê-la “trazido de volta” ao clube em agosto de 2020. Ela, que já havia tido outras duas passagens pelo time belo-horizontino, se consolidou como ídola sendo comandada por Nicola – juntos, eles venceram três Superligas, duas Copas Brasil, duas Supercopas, dois Sul-Americanos e três Mineiros.

“Obrigada por tudo! Obrigada por ser você! Sou eternamente grata por ter me trazido de volta pro minas! Vamos nos encontrar nesse mundão! Todo sucesso do mundo é o que desejo! Você merece!”, disse.

Em entrevista exclusiva ao No Ataque após a vitória por 3 sets a 0 do Minas sobre o Murano, do Chile, na noite desta sexta-feira (7/3), na Arena UniBH, Júlia Kudiess verbalizou a enorme gratidão aque tem pelo treinador, que promovou a estreia dela como profissional na temporada 2020/2021. Juntos, eles venceram três Superligas (2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024), duas Copas Brasil (2021 e 2023) e dois Estaduais (2020 e 2022).

“O Nicola que me jogou para dentro das quadras, é um paizão para mim. Eu tive todas as oportunidades e hoje sou a jogadora que sou muito pela mão dele. Eu fico triste, mas é a vida de todos nós, estamos aqui, um dia estamos lá fora,, e temos que nos adaptar a novas circunstâncias. Então fico muito feliz, espero que ele tenha sucesso para onde for, vou estar torcendo muito por ele e por nós aqui”

Júlia Kudiess

A passagem de Nicola pelo Minas

Nicola Negro assumiu o cargo de técnico do Minas em maio de 2019. Ele foi anunciado para substituir o compatriota Stefano Lavari, que deixou o comando do time da Rua da Bahia logo após a conquista da Superliga de 2018/2019.

Em quase seis anos no clube belo-horizontino, Nicola construiu trajetória de enorme sucesso, com 25 finais alcançadas e 13 títulos conquistados.

A lista, que já é grande, pode ficar ainda maior: o time ainda briga pelo título da Superliga – é o vice-líder e já está garantido nos playoffs – e do Sul-Americano, em março.

Os títulos de Nicola pelo Minas

  • Três Superligas (2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024)
  • Duas Copas Brasil (2021 e 2023)
  • Duas Supercopas (2023 e 2024)
  • Três Sul-Americanos (2020, 2022 e 2024)
  • Três Campeonatos Mineiros (2020, 2022 e 2024)

Compartilhe