
O Alianza Lima reúne forças e confiança para enfrentar o Praia, nesta terça-feira (11/3), pela final do Sul-Americano Feminino de Vôlei. Uma das ‘armas-secretas’ é a experiência da medalhista olímpica Cenaida Uribe, gerente do clube peruano. Em entrevista ao No Ataque, o técnico Paulo de Tarso elogiou o papel da ex-atleta nos bastidores.
Depois de surpreender e vencer o Praia pela semifinal do Sul-Americano, o Alianza Lima bateu o Estudiantes e confirmou a vaga na final da competição. Além disso, garantiu a participação inédita no Mundial de Clubes de Vôlei, que será no fim deste ano. Na grande decisão, vai reencontrar o time de Uberlândia.
Ao No Ataque, o brasileiro Paulo de Tarso, comandante do Alianza Lima, explicou que a liga peruana melhorou neste ano, e o voleibol do país busca “reconquistar o lugar de potência que já teve no passado”.
Para isso, o clube conta com uma personagem especial: a gerente Cenaida Uribe, lendária oposta do Peru. Ela foi um dos pilares da seleção que conquistou a histórica medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988.
“O vôlei peruano foi vitorioso na década de 1980, a nossa gerente, a Cenaida, foi medalhista de prata em 1988. Ela tem uma visão bem diferente, moderna, está ajudando a construir o voleibol peruano. A liga cresceu bastante neste ano, tem algumas brasileiras se destacando, jogando bem, e acho que essa mistura de técnicos só faz com que o vôlei cresça no mundo todo”, falou.
Por fim, o treinador admitiu que ainda existe pontos a serem melhorados, mas ressaltou que o caminho já está sendo trilhado com louvor: “Apesar de faltar ainda um pouco mais de investimento, principalmente nos clubes da liga peruana, aos poucos estão fazendo esse trabalho para que o Peru reconquiste o lugar de potência que já teve no passado.”
Final do Sul-Americano Feminino de Vôlei
Praia e Alianza Lima se enfrentam nesta terça-feira (11/3), às 21h, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pela grande final do Sul-Americano Feminino de Vôlei. Os dois times já garantiram a participação no Mundial.
O Minas, por sua vez, garantiu o terceiro lugar, mas ficou fora do Mundial.