A passagem de Nicola Negro no Minas chegará ao fim na temporada 2024/25. A decisão, que partiu do próprio técnico italiano – relembre o motivo , foi tomada no fim de janeiro e, rapidamente, ele se colocou no mercado de clubes. E o treinador admitiu, em entrevista exclusiva ao No Ataque, que já fechou com um novo time e está de volta ao vôlei da Itália.
Ao ser perguntado sobre o futuro, Nicola fez questão de iniciar a resposta com um óbvio destaque: é treinador do Minas até maio. Porém, com a final da Superliga logo no primeiro dia, o mês ficará marcado pelo retorno do italiano para o país natal.
Foram seis temporadas no Brasil para Nicola Negro, entre 2019 e 2025, e ele já decidiu que voltará à Itália, mesmo que a decisão “tardia” de deixar o Minas tenha atrapalhado. O técnico ainda deixou claro que foi ao mercado apenas após decidir que não ficaria em Belo Horizonte.
“Até o final de maio, eu sou o treinador de Minas e, depois, volto para a Itália. Eu li que desejo sair do Minas porque recebi uma proposta irrecusável. Pelo contrário. A minha decisão de sair do Minas ao final de janeiro me criou um problema porque o mercado na Europa se move em dezembro e janeiro. Eu me colocando no mercado em fevereiro, a opção era muito limitada”, frisou Nicola.
O treinador italiano admitiu o retorno ao italiano e deixou “pistas” que apontam o destino. Nicola disse que foi procurado por uma equipe que perdeu para o técnico para o Eczacibasi, da Turquia. Esse é o caso do Chieri, clube italiano que deve anunciar a saída de Giulio Cesar Bregoli nas próximas semanas.
“Aconteceu que um bom clube italiano perdeu o treinador que assinou com Eczacibasi, da Turquia. Por coincidência, eu estava há 20 dias no mercado, e o clube, sabendo que estava livre, me buscou. Mas foi tudo depois da minha saída do Minas. Vou voltar para Itália depois de seis anos muito importantes para mim no Brasil”
Nicola Negro, técnico italiano
Acompanhe o No Ataque nos próximos dias para ler outros conteúdos da entrevista exclusiva com Nicola Negro. Ainda no Minas, o técnico comandará o time diante do Barueri, nesta sexta-feira (28/3), na Arena UniBH, pelo primeiro jogo dos playoffs da Superliga Feminina de Vôlei.
A passagem de Nicola Negro pelo Minas
Nicola Negro assumiu o cargo de técnico do Minas em maio de 2019. Ele foi anunciado para substituir o compatriota Stefano Lavari, que deixou o comando do time da Rua da Bahia logo após a conquista da Superliga de 2018/2019.
Em quase seis anos no clube belo-horizontino, Nicola construiu trajetória de enorme sucesso, com 25 finais alcançadas e 13 títulos conquistados – é o maior campeão da história do clube.
A lista, que já é grande, pode ficar ainda maior: o time ainda briga pelo título da Superliga, competição que está nas quartas de final.
Os títulos de Nicola pelo Minas
- Três Superligas (2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024)
- Duas Copas Brasil (2021 e 2023)
- Duas Supercopas (2023 e 2024)
- Três Sul-Americanos (2020, 2022 e 2024)
- Três Campeonatos Mineiros (2020, 2022 e 2024)