Paciência. Caras novas. Ansiedade. Desta forma, Rosamaria resumiu o retorno à Seleção Brasileira Feminina de Vôlei. A oposta de 31 anos, medalhista de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024, foi convocada por Zé Roberto Guimarães para a disputa da Liga das Nações de Vôlei (VNL) e avaliou a “nova geração” para o ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028.
Rosamaria se apresentou ao Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na segunda-feira (19/5), e a entidade divulgou nesta quarta-feira (21/5) uma fala da oposta sobre esse início da trajetória visando VNL e o Mundial, que será disputado entre agosto e setembro deste ano na Tailândia.
“Uma equipe muito jovem que está vindo para esse novo início de um ciclo olímpico. Muitas caras novas aparecendo. Acho que é um momento muito importante e muito interessante para a gente. A primeira etapa da Liga das Nações também em casa é uma oportunidade legal para a gente começar a se conhecer como time e ter o apoio da nossa torcida”
Rosamaria, oposta da Seleção Brasileira
Rosamaria pede paciência e admite ansiedade
O começo de um novo ciclo foi o centro da análise da oposta que joga no Denso Airybees, do Japão. A VNL será a primeira competição da Seleção após a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e Rosamaria segue como uma das principais atletas do time de Zé Roberto Guimarães.
“O início de um ciclo é sempre muito curioso. Eu acho que a gente tem que ter muita paciência também nessa adaptação, e nós, as experientes, temos que ajudar as meninas no máximo possível, mas eu acho que é um momento muito interessante porque tem meninas com muito potencial e muito altas também”, destacou Rosa.
Na sequência, a jogadora fez questão de frisar mais uma vez: é importante ter paciências nas primeiras semanas. Porém, Rosamaria destacou que o grupo está ansioso para jogar no Rio de Janeiro, logo na primeira semana da VNL – veja os jogos do Brasil no fim da matéria.
“Tem que ter bastante paciência, porque é o início e a volta de uma temporada longa. Esse começo aqui com a seleção é um ritmo diferente, mas a gente está fazendo o nosso melhor para poder apresentar, principalmente à frente da nossa torcida, nosso melhor voleibol. Então, estamos ansiosas e contamos com a torcida de todo mundo na nossa primeira etapa aqui no Rio de Janeiro”
Rosamaria, destaque da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei
Antes de ir ao exterior, Rosamaria passou pelo vôlei de Minas Gerais. Ela atuou pelo Minas entre 2015/16 e 2017/18, enquanto jogou pelo Praia Clube em 2018/19. Os mineiros foram os últimos clubes da atleta no Brasil.
Jogos do Brasil na 1ª semana da VNL feminina
- Brasil x Tchéquia – 4/6, quarta-feira, às 17h30, no Rio de Janeiro
- Brasil x Estados Unidos – 5/6, quinta-feira, às 21h, no Rio de Janeiro
- Brasil x Alemanha – 7/6, sábado, às 13h30, no Rio de Janeiro
- Brasil x Itália – 8/6, domingo, às 10h, no Rio de Janeiro